Reserva Extrativista Marinha de Soure

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Reserva Extrativista Marinha de Soure no Blog do WikiParques



Reserva Extrativista Marinha de Soure
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Para
Município: Soure (PA)
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 29.578,36 hectares
Diploma legal de criação: Decreto s/nº de 22 de novembro de 2001
Coordenação regional / Vinculação:

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
CR4 – Belém

Contatos:

Gestor: Andrei Tiego Cunha Cardoso
Endereço: Terceira Rua, s/n (Predio do IBAMA/ICMBio)
CEP: 68870000
Bairro: São Pedro
UF: PA
Cidade: Soure
Site:
Telefone: (91) 37411351
E-mail(s): andrei.cardoso@icmbio.gov.br, gabriella.pizetta@icmbio.gov.br, resexsoure.icmbio@gmail.com

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Planície que sofre alagamento periódico tanto devido às chuvas quanto às cheias de rios

Relevo e clima

Solo

A planície costeira de Soure é formada por sedimentos argilosos e arenosos holocênicos, de origem flúvio-marinha. Nas áreas de várzea são encontrados os solos hidromórficos de tipo Gley (húmicos e pouco húmicos), desenvolvidos sobre sedimentos recentes do quaternário, em geral 105 ácidos e com textura argilosa. Estes solos apresentam um horizonte superficial em torno de 25 a 30 cm, com alta porcentagem de matéria orgânica, sobre uma camada mineral originária de material sedimentar. A fertilidade dos solos de várzea concentra-se na sua camada superficial, devido basicamente a dois mecanismos: o primeiro refere-se à liberação de nutrientes pela matéria orgânica oriunda da decomposição de material vegetal florestal; o segundo é devido à deposição sobre o solo de substâncias minerais e orgânicas em suspensão nas águas barrentas do rio Amazonas causada pela movimentação das marés. São estes dois mecanismos que mantém elevada a fertilidade dos solos de várzea (BRASIL, 2007a).

Geologia

A estrutura geológica local é composta pelo Arco de Gurupá, com a formação geológica estatigráfica da região datando do período quaternário e composta pela unidade dos aluviões. Os aluviões são coberturas sedimentares recentes, compreendendo depósitos aluviais inconsolidados de variada granulometria, que formam a ampla planície aluvial do Amazonas, na região da Ilha do Marajó, Caviana, Mexiana e Ilha Grande de Gurupá (BRASIL, 2007a). A zona costeira de Soure é constituída por áreas de acumulação lamosas e arenosas, de baixo gradiente, sujeitas a inundações periódicas, relacionadas a processos gerados por marés e ondas. A variação dos processos e do suprimento sedimentar propiciou o desenvolvimento de vários ambientes deposicionais. Os ambientes de sedimentação lamosos são caracterizados por baixos níveis de energia e por processos dominados por maré, cujas correntes representam o agente de deposição mais importante. Os ambientes de deposição arenosa, representados principalmente pelas praias-barreiras, caracterizam-se por altos níveis de energia, onde os agentes mais atuantes são as correntes de maré e ondas. (FRANÇA et al., 2007).

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

ICMBio

Cadastro CNUC