Reserva Extrativista Marinha de Cururupu
A Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Cururupu está localizada no litoral do estado do Maranhão, no município de Cururupu. A Resex é uma unidade de uso sustentável, na qual vivem diversas comunidades tradicionais, onde a principal fonte de subsistência é a pesca artesanal.
Reserva Extrativista Marinha de Cururupu |
Esfera Administrativa: Federal |
Estado: Maranhao |
Município: Cururupu e Serrano |
Categoria: Reserva Extrativista |
Bioma: Marinho Costeiro |
Área: 185.046 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto Federal s/n° de 02 de junho de 2004. |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - CR4 – Belém |
Contatos: Endereço: Rua das Hortas, Nº 223 - CENTRO - São Luís/MA
CEP: 65.020-270
|
Índice
Localização
A Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Cururupu está localizada no litoral do estado do Maranhão, no município de Cururupu.
A Resex de Cururupu tem 185 mil hectares de zona costeira e marinha na região conhecida como Reentrâncias Maranhenses. Abriga cerca de 4 mil pessoas distribuídas em várias comunidades. A grande maioria dos moradores sobrevive da pesca. Além da área continental, o território da reserva engloba arquipélago com treze ilhas. Ela é reconhecida, por isso, como sítio Ramsar, zona úmida de importância global.
Como chegar
Ingressos
A visitação na unidade acontece, principalmente, na Ilha de Lençóis e Ilha de Guajerutiua.
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade
Histórico
A unidade de conservação foi criada em 2004 para proteger o modo de vida dos nativos Maiaú e o uso sustentável desse ambiente cheio de vida natural. Os Maiaú são donos de uma das maiores variedades de artes de pesca do país. Na vazante das marés usam redes fincadas no fundo das enseadas e canais.
Com a criação da reserva, a tradição na arte de pescar e a exuberância natural do arquipélago começaram a ser defendidas pelos próprios nativos. Eles foram reconhecidos pelo governo brasileiro como donos do território, tendo obtido por parte do ICMBio a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) para usufruto de suas terras.
Atrações
Os principais atrativos turísticos da Resex Cururupu são a Ilha de Lençóis e a Ilha de Guajerutiua
Aspectos naturais
Relevo e clima
O relevo é plano e baixo, em geral ao nível do mar.
Ocorrência de Laterita Hidromórfica, Areias Quartzosas, enquanto no litoral observam-se solos indiscriminados de Mangue. Ao largo da costa o solo fundo é ondulado e formado por bancos de areia alongados, alinhados com a direção das correntes de maré.
Terras baixas frequentemente inundáveis, bordejadas por um platô pouco elevado (6 a 15 metros de altitude), constituído por sedimentos terciários e pleisto
Fauna e flora
A vegetação na Resex é composta de manguezal, restinga e ecossistemas associados. Há registro de espécies endêmicas tanto da flora, como o mangue-de-botão, quanto da fauna, como o camarão regional. A unidade também protege o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), espécie ameaçada de extinção.