Parque Estadual Ilha das Cobras

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Ilha das Cobras no Blog do WikiParques



Parque Estadual Ilha das Cobras
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Paranaguá (PR)
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 52.4892 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 10.959 de 04 de Setembro de 2018
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Contatos:

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A criação do Parque Estadual Ilha das Cobras tem como objetivo: I - proteger remanescente do ecossistema insular do domínio da Mata Atlântica; II - proteger e conservar a qualidade ambiental e as condições de vida da fauna e da flora; III - compatibilizar a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos educacionais, recreativos, turísticos e científicos.

Histórico

No início de setembro de 2018, o Governo do Paraná assinou o decreto que transformou em Parque Estadual a Ilha das Cobras, antiga residência de veraneio dos governadores localizada na Baía de Paranaguá.

A Ilha das Cobras pertence à União e foi necessário aval federal para a constituição do novo parque no local. Em 30 de agosto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão enviou ofício ao Governo do Estado se posicionamento favorável à criação de uma unidade de conservação na área. Além disso, também renovou a cessão da ilha ao governo estadual para que faça as intervenções necessárias.

Um grupo de trabalho foi criado em junho de 2018 para estudar uma nova destinação para a ilha. A tarefa ficou a cargo das secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Educação, da Comunicação Social e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Sanepar e IAP.

O processo de criação do Parque Estadual cumpriu o que prevê a Legislação Ambiental, incluindo a apresentação do projeto em consulta pública aos moradores e comunidade pesqueira de Paranaguá. Nas consultas, foram apresentados dados, informações e esclarecimentos sobre o projeto aos moradores locais.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Decreto de criação