Estação Ecológica Bananal

De WikiParques
Revisão de 19h39min de 6 de setembro de 2016 por Ferreira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Estadual |State=Sao Paulo |Region=Sudeste |City=Bananal |Category=Estação Ecológica |Biome=Mata Atlântica |Area=884 hectares |Legal documents=Decre...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Estação Ecológica Bananal
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Bananal
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 884 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 26.890 de 12/03/1987
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Florestal
Contatos:

Gestor: Thiago José Filete Nogueira
Endereço: Rodovia SP 247, km15 mais 10 km pela Estrada do Ariró-Bananal
–UF: SP
CEP: 128550-000
Telefone: (12) 3116-2008
E-mail: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br

Localização

A Estação Ecológica de Bananal está situada no município de Bananal nas coordenadas geográficas: Latitude 22º 15′ a 22º 37º S. Longitude 44º07′ a 44º22′ W, com 884 hectares totalmente regularizados.

Como chegar

Ingressos

Visitação somente para Educação Ambiental e realização de pesquisa científica mediante agendamento.

Onde ficar

Existem pousadas e camping na área de entorno

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo inicial a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Protege os últimos remanescentes da Serra da Bocaina, o que confere alto grau de endemismo, servindo como área de pesquisa para diferentes profissionais da área de meio ambiente, alunos de graduação, pós-graduação e professores de diversas Universidades do País.

Histórico

A região da Serra da Bocaina, principalmente a porção voltada para o Vale do Rio Paraíba sofreu processo de degradação bastante acentuado desde a época cafeeira, onde a cidade de Bananal representou um dos grandes centros produtores.

Posteriormente, a região foi explorada para a produção de carvão vegetal que abastecia siderúrgicas locais, como a Siderúrgica Barbará localizada no município de Barra Mansa -RJ.

Desde então, a região passa por processo de completo abandono e atualmente sofre, ainda que em pequena escala, com o turismo desordenado e a especulação imobiliária.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A Estação Ecológica de Bananal localiza-se em uma região de relevo acentuado na Serra da Bocaina, que apresenta picos de até 2.132 metros. O clima da região pode ser caracterizado como subtropical úmido com três meses secos ao ano e precipitação média anual entre 1.250 e 1.500 mm.

A temperatura média anual varia entre 20º e 33ºC, Sendo que a temperatura média máxima absoluta varia de 36º a 38ºC e a média mínima absoluta em torno de 0º e 4ºC.

Fauna e flora

Fauna

Onça parda, anta, mono carvoeiro, saguí da serra escuro, bugiu, marsupiais, roedores, aves, répteis e anfíbios

Flora

Floresta ombrófila densa Montana, sub-montana e nebular

Problemas e ameaças

Fontes

Página da Fundação Florestal