Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes
Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes |
Esfera Administrativa: Federal |
Estado: Sao Paulo |
Município: São Sebastião |
Categoria: Refúgio de Vida Silvestre |
Bioma: Marinho |
Área: 67.364 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto s/n de 02 de agosto de 2016 |
Coordenação regional / Vinculação: ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade |
Contatos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Telefone: (61) 3341-9218 Unidade de Conservação do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes E-mail: cr8.icmbio@icmbio.gov.br Telefone: (21) 2484-8306 // (21) 2775-3852 |
Índice
Localização
Como chegar
Ingressos
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Preservar: I - os ambientes naturais únicos criados pela associação de características geológicas, geomorfológicas e correntes marinhas; II - a diversidade biológica, incluídas as espécies insulares, endêmicas, ameaçadas de extinção ou migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo; e III - os bens e serviços ambientais prestados pelos ecossistemas marinhos, a fim de conciliar, de forma peculiar, os interesses de conservação da natureza com os de soberania nacional.
Histórico
Atrações
Além de exuberante beleza e expressiva biodiversidade, o arquipélago de Alcatrazes faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região. Os paredões graníticos de 316 metros de altura no meio do oceano impressionam os navegantes por sua beleza, e suas águas com boa visibilidade e grande quantidade de vida marinha são um convite ao mergulho contemplativo.
Aspectos naturais
O refúgio é gerido de forma unificada com a Estação Ecológica Tupinambás, compondo o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Alcatrazes. Nas duas unidades foram registradas 1.300 espécies, sendo que 93 delas estão sob algum grau de ameaça de extinção. Além das ameaçadas, o arquipélago dos Alcatrazes abriga espécies endêmicas e possui a fauna recifal mais conservada e biodiversa do Sudeste e Sul do Brasil, sendo também área de reprodução e crescimento de espécies de valor comercial para o setor pesqueiro. Regionalmente é reconhecido como patrimônio natural, referência de paisagem para a população, além de abrigar sítios arqueológicos e importante patrimônio histórico.
Relevo e clima
Fauna e flora
Fauna
Abriga também um dos maiores ninhais do país com nidificação de fragatas, atobás e gaivotões. Estão protegidas em Alcatrazes 259 espécies de peixes, destacando-se a garoupa, o tubarão-martelo, entre outras, e ocorre ainda presença considerável da-tartaruga-de-pente e da tartaruga-verde, ambas ameaçadas de extinção. Na região há intensa ocorrência de baleias e golfinhos, sendo ao todo 10 espécies registradas para o arquipélago.
Flora
A vegetação do arquipélago é caracterizada por áreas de mata atlântica e campos rupestres, e já foram encontradas 320 espécies de flora.