Na noite do último domingo (03/09), o Parque Natural Municipal dos Morros (RS) enfrentou um incêndio de origem criminosa. O fogo atingiu uma área de plantio de espécies nativas com objetivo de regeneração florestal de 1,6 hectares. A pequena proporção do incêndio foi resultado da rápida operação de combate liderada por dois servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria com o apoio de dois voluntários do Grupo Bandeirantes da Serra (GBS).
A equipe conseguiu controlar o fogo em cerca de uma hora e meia, evitando que as chamas se espalhassem e provocassem um estrago ainda maior. O incêndio teve múltiplos pontos de origem, o que confirma a suspeita de ter sido provocado intencionalmente, de forma criminosa.
O parque faz aceiros regularmente para evitar que possíveis focos de incêndio não se alastrem porque durante o inverno, a vegetação fica seca devido às geadas. A presença dos aceiros também contribuiu para conter o avanço do fogo. De acordo com a equipe do parque, estão sendo investigados as possíveis causas e responsáveis pelo incêndio.