Oportunidade: Inscrições para concurso do Parque Estadual do Cocó foram prorrogadas


As inscrições para o Concurso de Ideias do Parque do Cocó foram prorrogadas até 07 de novembro de 2017. Já são 38 inscritos, entre arquitetos de todo Brasil. Foto: Marcos Studart/Governo do Ceará
As inscrições para o Concurso de Ideias do Parque do Cocó foram prorrogadas até 07 de novembro de 2017. Já são 38 inscritos, entre arquitetos de todo Brasil. Foto: Marcos Studart/Governo do Ceará

As inscrições para o Concurso de Ideias do Parque Estadual do Cocó (CE) foram prorrogadas até 07/11. A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e consultoria técnica do Departamento do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) instituíram o Concurso Público Nacional de Ideias de Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura para o Parque Estadual do Cocó para reunir propostas que contribuam para “promoção da inclusão social, da educação ambiental, da acessibilidade, da mobilidade urbana e da democratização do espaço público, oferecendo espaços de circulação, convivência, contemplação, lazer, educação, de práticas esportivas e serviços para a população”.

O intuito do concurso é selecionar, entre os projetos dos arquitetos nacionais e estrangeiros, a melhor proposta urbanística, paisagística e arquitetônica para as 17 (dezessete) áreas objeto do concurso. O projeto deverá dotar a unidade de conservação com equipamentos de contemplação, lazer e esporte, todos priorizando a educação ambiental. O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, quer que as novas instalações “sirvam para a população participar do dia-a-dia do Parque e cultivar um sentimento de pertença em relação a ele. Ressalto que toda e qualquer ideia deverá obedecer à legislação pertinente que regulamenta as Unidades de Conservação”.

O edital, o termo de referência, as fotografias, os mapas e demais detalhes estão à disposição dos interessados no hotsite hospedado nas páginas da SEMA (www.sema.ce.gov.br) e do IAB (www.iabce.org.br), no qual poderão também ser esclarecidas dúvidas sobre o concurso.

Poderão participar do concurso equipes compostas por profissionais diplomados e coordenados por arquitetos e urbanistas, desde que legalmente habilitados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), residentes no Brasil. Será também permitida a inscrição de estrangeiros, desde que associados a arquitetos brasileiros.

A comissão julgadora será composta de cinco arquitetos e urbanistas de reconhecida capacidade no âmbito local e nacional. O julgamento dos trabalhos se realizará pela comissão entre os dias 23 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2017 e a homologação do resultado será divulgado no dia 01 de dezembro deste ano. Os prêmios, para os três primeiros colocados, serão de 80, 50 e 25 mil reais, respectivamente.

Área do Parque Estadual do Cocó. Foto: Nayana Melo
Área do Parque Estadual do Cocó. Foto: Nayana Melo

 

*Com informações da Semace

 

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo