Parque Estadual Carlos Botelho comemora 35 anos em grande estilo


Parque Esatdual Carlos Botelho (SP) preserva há 35 a mata Atlântica entre o Vale do Ribeira e o Alto do Paranapanema. Foto: Fundação Florestal
Parque Estadual Carlos Botelho (SP) preserva há 35 a mata Atlântica entre o Vale do Ribeira e o Alto do Paranapanema. Foto: Fundação Florestal

O Parque Estadual Carlos Botelho (SP) comemora os seus 35 anos com uma série de eventos e atividades voltados para o público. De 1° a 10 de setembro, os eventos terão ênfase nas comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas, mostrando toda sua cultura em exposições, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa, trilhas e muito mais. 

A celebração terá início com a Seletiva do Pan-americano de Caiaque Polo, que acontece nos dias 01, 02 e 03/09, na Represa do Parque Estadual, em São Miguel Arcanjo. No dia 07, o Núcleo Sete Barras enfatizará a cultura indígena com oficinas, apresentações e outras atividades. Os dias 08 a 10, serão voltados à Cultura Afro e Quilombola. A sede da unidade de conservação, no município de São Miguel, realizarão uma roda de conversas com RPPNistas e Parques Ecológicos. Os eventos são aberto ao público. (veja a programação completa aqui)

Situada entre os municípios paulistas de São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Tapiraí e Capão Bonito, a unidade de conservação é uma das quatro que compõem o Mosaico de Parananema, ao lado do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP), do Parque Estadual Intervales (SP), do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (SP) e da Estação Ecológica de Xitué (SP), compondo um dos maiores contínuos de Mata Atlântica do país.

O Parque também é um importante refúgio de espécies ameaçadas de extinção, em especial do muriqui (primatas do gênero Brachyteles). “O PECB abriga a maior população mundial do maior primata das Américas, o muriqui, que se tornou a espécie-símbolo do parque. Promover a manutenção e sustentabilidade desta e de outras espécies chaves da Mata Atlântica – como a onça pintada, anta, onça-parda e cachorro-do-mato-vinagre – é uma grande conquista ambiental para a região do Alto do Paranapanema e Vale do Ribeira”, diz Stephanie Sales, gestora do parque.

Para mais informações sobre os eventos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (15) 3279-0483 ou pelo e-mail [email protected].

Parque Esatdual Carlos Botelho (SP). Foto: Fundação Florestal
Parque Estadual Carlos Botelho (SP). Foto: Fundação Florestal

 

*Com informações da Fundação Florestal

 

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

Surge a primeira Estação Ecológica de Goiás

Foi publicado, nesta terça-feira (15/09), o decreto de criação da Estação Ecológica Chapada de Nova Roma. A unidade que abriga várias nascentes e córregos e seu objetivo é preservar estes ecossistemas, sua a biodiversidade e possibilitar a realização de pesquisas científicas.

Mais