Um filhote de peixe-boi (Trichechus manatus manatus) recém-nascido foi fotografado esta quarta-feira (16/08) nas águas da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL). Esta é uma ótima notícia para a conservação da espécie de mamífero marinho mais ameaçado de extinção do país: a estimativa populacional é de cerca de apenas 500 indivíduos distribuídos ao longo da costa brasileira.
O animal, cujo sexo não foi identificado, é filho de Luna, uma fêmea de peixe-boi reintroduzida pelo ICMBio em 2008. Esse é o 1º filhote de Luna e o 8º de fêmeas oriundas do programa de reintrodução executado pela unidade de conservação e pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene). “Isso é um indicativo de que o programa de reintrodução está funcionando”, disse o analista ambiental Iran Normande, chefe da área de proteção ambiental.
Cerca de 1 ano atrás, a mãe foi vista em comportamento de cópula com outros animais reintroduzidos. Nos últimos meses, havia a suspeita de que estivesse prenha, confirmada nessa terça-feira (15/08), quando foi encontrada no rio Manguaba, em Porto de Pedras, Alagoas, junto com um filhote. Nos próximos dias, a equipe veterinária e de monitoramento realizará uma avaliação prévia, sem retirada dos animais da água. Para evitar estresse da mãe e filhote, a equipe só realizará o manejo nas próximas semanas, quando os animais estiverem em condições para suportar essas avaliações.
Além disso, as equipes do ICMBio e da Associação Peixe-boi ficarão de prontidão nesses dias acompanhando mãe e filhote, prontos para o imediato atendimento e, caso necessário, evitar uma interação das pessoas com os animais.
*Com informações da Comunicação ICMBio