45 novos guarda-parques atuarão nas unidades de conservação do Rio


Guarda-parques do Inea. Foto: Felipe Tubarão/Ine
Guarda-parques. Foto: Felipe Tubarão/Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nesta segunda-feira (14/08), uma cerimônia de formatura de 45 guarda-parques no Rio de Janeiro. Os novos profissionais darão um reforço nas equipes das unidades de conservação estaduais a partir desta quarta-feira (16/08), como o Parque Estadual dos Três Picos (RJ), o Parque Estadual de Ilha Grande (RJ), o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ).

Após participar de um processo seletivo, os guarda-parques passaram por um curso de capacitação com carga horária de 232 horas onde foram abordados os temas legislação ambiental, combate a incêndios florestais, geoprocessamento, busca e salvamento e primeiros socorros. Com esse reforço, os parques estaduais do Rio de JAneiro passarão a contar com 204 guarda parques.

Os guarda-parques são profissionais capacitados para atuar diretamente nas unidades de conservação de proteção integral e suas respectivas zonas de amortecimento. Têm como atribuições, além de receber e orientar visitantes, prevenir e combater incêndios florestais; realizar ações de busca e salvamento; apoiar atividades de educação e interpretação ambiental, de pesquisa científica e, ainda, desempenhar ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das unidades de conservação.

 

*Com informações do Inea

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo