A Trilha Transcarioca (RJ) foi inaugurada em fevereiro deste ano, mas, como qualquer trilha, exige um cuidado contínuo. E os principais responsáveis por manter esse percurso que cruza a cidade do Rio de Janeiro são os voluntários. O caminho de 180 Kms foi dividido em trechos, cada qual com seu adotante (voluntário) que, por sua vez, convoca ações pontuais de manejo. No próximo final de semana, dias 19 e 20/08, será a vez do trecho Teixeiras x Catonho, no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ).
O evento é organizado pelos pais adotivos da trilha, a Associação de Amigos do Mosaico Carioca e a RJ Adventura. Nos dois dias de ação, os grupos pretendem realizar o nivelamento do solo em trechos como erosão, abrir drenos e barreiras de água para minimizar estragos provocados pela chuva, além de recuperar as bordas da trilha e construir degraus. Como de costume, as latas de tinta amarela e preta também estarão na mochila para reforçar a sinalização onde for preciso com as tradicionais pegadas.
O trecho Teixeiras x Catonho
Localizado dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, o trecho Teixeiras x Catonho é o número 9 da Trilha Transcarioca, no sentido oeste x leste. Com 4,5 quilômetros de extensão, a trilha é considerada de nível moderado. O destaque do percurso é o Aqueduto do Catonho, construído na década de 60, durante o governo de Carlos Lacerda, hoje ele é uma improvável passarela de concreto em meio à floresta de Mata Atlântica.
Serviço:
Mutirão de manejo no trecho 9 da Transcarioca
Quando? Dias 19 e 20/08, às 08h30 em um dos pontos de encontro.
Onde? Serão dois pontos de encontro: na Estrada do Cafundá com a Estrada do Catonho; e na Frei Luiz, ponto final da linha de ônibus 600, no bairro Boiúna.
Quanto? Gratuito