A Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) está com as inscrições abertas aos interessados em participar do voluntariado na unidade. A convocação da força-tarefa voluntária tem um objetivo: ajudar na implementação da Trilha Chico Mendes. A travessia tem como cenário a Floresta Amazônica e será, em breve, o novo atrativo da reserva extrativista, além de um dos palcos do projeto “10 picos e 10 travessias” do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Já estão programadas três atividades com os voluntários: uma oficina de sinalização, a limpeza da trilha, e a sinalização, propriamente dita, do percurso.
A oficina de sinalização está prevista para o dia 10/08 e será o primeiro passo da iniciativa, para garantir a capacitação de todos os envolvidos. A Coordenação Geral de Uso Público e Negócios (CGEUP) do ICMBio irá conduzir a aula, que será levada à campo na hora de sinalizar a trilha. Na sexta-feira (11/08), os voluntários e servidores começarão a por na prática os ensinamentos e a mão na massa, ou melhor, na tinta. A atividade está prevista para durar três dias (11, 12 e 13/08) e o grupo será dividido em quatro equipes menores que atuarão em trechos específicos da trilha. Além disso, entre os dias 8 e 10 de agosto, será feita a limpeza da trajeto. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou diretamente pelo Facebook da reserva, onde também é possível se informar melhor sobre a iniciativa.
De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Fernando Maia, que atua na reserva, esse é um esforço pontual em trazer o voluntariado para apoiar a trilha, “mas a partir dele esperamos emplacar o programa de voluntariado de forma institucionalizada e permanente na unidade, para atuar na manutenção e também na abertura de novos atrativos”.