Projeto GEF Mar seleciona consultores para criação e ampliação de UCs


Aérea do arquipélago de Abrolhos Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA). Foto: Marcello Lourenço/ICMBio
Foto aérea do arquipélago. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA). Foto: Marcello Lourenço/ICMBio

Estão abertas até quinta-feria, dia 10/08, as inscrições para o processo de seleção de consultorias especializadas para criação e ampliação de unidades de conservação marinhas. Uma iniciativa do projeto Áreas Marinhas Protegidas (GEF Mar), as consultorias são irão levantar e compilar dados que subsidiarão os estudos de ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA) e criação das unidades de conservação marinhas Cordilheira Vitória Trindade (ES), Foz do Rio Doce (S), Albardão (RS) e Recifes da Foz do Rio Amazonas (PA). As unidades a serem criadas ainda não têm categoria definida, o que só será decido após os estudos.

Iniciado em 2014, o projeto GEF Mar tem o objetivo principal de apoiar a criação e a implementação de um sistema representativo e efetivo de áreas marinhas e costeiras protegidas para reduzir a perda de biodiversidade até 2019. A ideia é aumentar para 5% a superfície protegida do bioma marinho, totalizando 175 mil km². O processo seletivo está a cargo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que administra os recursos do projeto.

Ao longo de 514 mil km² do litoral brasileiros, as ações pretendem trazer melhorias sociais e econômicas através da proteção da capacidade dos ecossistemas costeiros e marinhos de produzir alimentos e manter a boa qualidade da água; e potencializar as condições de resistência e recuperação da degradação.

Para detalhes sobre a inscrição e os termos de referência de cada consultoria, clique nos links abaixo:

Ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos
Criação da UC marinha Cordilheira Vitória Trindade
Criação da UC Marinha Foz do Rio Doce
Criação da Unidade de Conservação Marinha Albardão
Criação da Unidade de Conservação Marinha Recifes da Foz do Rio Amazonas

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo