Em 2013, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Google se uniram no projeto Google Park View, uma ferramenta que possibilita ao cidadão fazer um tour virtual pelas reservas e parques nacionais. Pela tela do computador ou do smartphone, o internauta poderá passear por trilhas, florestas, rios, cachoeiras e atrativos de 30 unidades de conservação federais, sem precisar sair de casa.
Sete UCs já estão contempladas pela ferramenta. São elas: Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parque Nacional do Superagui (PR), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Estação Ecológica de Guaraqueçaba (PR) e Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN).
Através do link do Street View (https://www.google.com/maps/views/streetview), turistas e trilheiros podem usar as imagens para ajudar no planejamento dos passeios nas unidades onde a visitação é oficialmente permitida, ou simplesmente, para fazer um tour visual naquelas onde não é possível, como é o caso da REBIO Atol das Rocas e da ESEC Guaraqueçaba.
O projeto ainda está em construção. Recentemente, o trabalho de captação de imagens feito pela equipe do Google foi finalizado no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT) .
Confira a relação das 30 unidades de conservação que fazem parte do projeto