Prêmio Ramsar: Concurso premia projetos em áreas úmidas


Parque Nacional dos Abrolhos (BA) é uma das 20 áreas úmidas brasileiras. Foto: Paulo de Araújo/MMA
Parque Nacional dos Abrolhos (BA) é uma das 20 áreas úmidas brasileiras. Foto: Paulo de Araújo/MMA

Até o dia 30 de setembro, iniciativas brasileiras na área ambiental poderão inscrever seus projetos para concorrer ao Prêmio Ramsar para Conservação das Áreas Úmidas. Promovido pela Convenção de Ramsar, o concurso anunciará os vencedores na 13ª Reunião das Partes da Convenção de Ramsar, que ocorrerá em outubro de 2018 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil é um dos 169 países signatários da Convenção de Ramsar, tratado estabelecido em 1971 com o objetivo de promover a cooperação para a conservação e o uso racional das áreas úmidas. Ao todo, o país possui 20 áreas úmidas, todas correspondentes à unidades de conservação, que são reconhecidas internacionalmente como Sítio Ramsar. Sob esse status, as áreas passam a ser objeto de compromissos a serem cumpridos pelo país e, ao mesmo tempo, a ter acesso aos benefícios decorrentes dessa condição.

Serão três categorias e o ganhador de cada uma delas receberá o Prêmio Especial Evian, no valor de US$ 10 mil. As categorias são: Uso Racional das Áreas Úmidas – reconhecendo uma contribuição de longo prazo sobre o uso sustentável das áreas úmidas; Inovação em Áreas Úmidas – reconhecendo técnicas de inovação que contribuíram para o uso racional das áreas úmidas; e Jovens e as Áreas Úmidas – reconhecendo o trabalho de um jovem ou de um grupo de jovens com idade entre 18 e 30 anos que contribuíram para o uso racional das áreas úmidas.

As candidaturas devem ser submetidas em uma das três categorias por meio dos formulários de proposta disponibilizados pela Convenção. Depois de preenchida, a proposta deve ser enviada para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas, os interessados podem escrever para [email protected].

As regras do concurso proíbem, no entanto, a autocandidatura. Para concorrer, o projeto precisa ser indicado por uma instituição diferente da que o executou. As iniciativas vencedoras serão reconhecidas como exemplo para os países e instituições que trabalham com a conservação e o uso racional das áreas úmidas. 

 

Serviço

Prêmio Ramsar para Conservação das Áreas Úmidas
Inscrições: Até 30 de setembro
Informações: [email protected]
Enviar formulário preenchido para: [email protected] — Formulário (em inglês), Formulário (em espanhol)

*Com informações da Ascom/MMA

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo