5 parques com as maiores cachoeiras do Brasil


Cachoeira da Fumaça_Jack_Wikimedia
Arco-íris torna ainda mais belo o cenário na Cachoeira da Fumaça. Foto: Jack/Wikimedia

As cachoeiras são um dos atrativos naturais mais visitados no Brasil. Em épocas de altas temperaturas são ainda uma opção refrescante para fugir do calor e as nossas áreas protegidas são a melhor oportunidade para usufruir de banhos inesquecíveis e contemplar quedas d’água imponentes. Algumas das maiores cachoeiras brasileiras estão dentro de parques, unindo beleza, turismo e conservação em um só lugar.

O WikiParques fez uma lista com cinco parques que abrigam algumas das maiores cachoeiras do país. Vista a roupa de banho, prepare a câmera fotográfica e confira nossa seleção:

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Parque_Nacional_da_Chapada_Diamantina_Foto Miradas_Wikipedia
A Cachoeira da Fumaça, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto: Miradas/Wikipedia

A Cachoeira da Fumaça é um dos principais atrativos desta unidade de conservação. Com 360 metros de altura, é uma das maiores quedas d’água do país. A Fumaça fica localizada no Vale do Capão e o seu acesso é feito a pé, através de uma trilha por cima de 6 km, dos quais 2 km são de subida. É possível acessá-la por baixo também, em um percurso mais longo, de 20 km. A Cachoeira da Fumaça fica atrás somente da Cachoeira do El Dorado, que é considerada a maior cachoeira do Brasil, com mais de 353 m de altura, localizada no município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas.

Parque Natural Municipal do Tabuleiro (MG)

Tabuleiro_Foto Rafael Pereira_Wikipedia
Cachoeira do Tabuleiro que, de longe e sob olhos apaixonados, lembra um grande coração – ironicamente – de pedra. Foto: Rafael Pereira/Wikipedia

A cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas Gerais e é a terceira maior do Brasil com 273 metros de queda d’água, o equivalente a um prédio de 91 andares. Considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real, a cachoeira do Tabuleiro é o principal atrativo do parque localizado na Serra do Espinhaço. Para os apaixonados, uma curiosidade é que a queda também é conhecida como a Cachoeira do Coração, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.

Parque Estadual da Serra da Esperança (PR)

Salto_Sao_Francisco_Larissa Warnavin_Wikimedia
O Salto de São Francisco, no Parque Estadual da Serra da Esperança (PR). Foto: Larissa Warnavin/Wikimedia

O Parque Estadual da Serra da Esperança (PR) possui território total de 6.939 hectares e é um importante refúgio de preservação da Mata Atlântica no Paraná. Localizado na região centro-sul do estado, entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis, e Turvo, um dos maiores atrativos do parque é a Cachoeira Salto do São Francisco com 196 metros, a maior do sul do Brasil.

Parque Municipal de Itiquira (GO)

Salto do Itiquira_Ismael de Paula_Wikimedia
O belo Salto do Itiquira. Foto: Ismael de Paula/Wikimedia

Um cenário simples e incrível preservado dentro do Parque Municipal de Itiquira. Essa é a cachoeira Salto do Itiquira, no município de Formosa, em Goiás. Com uma queda livre de 168 metros, a cachoeira é de fácil acesso, são apenas 450 metros de caminhada. A cachoeira encanta todos que os visitantes. A administração do parque indica que o melhor horário para se visitar a queda d’água é pela manhã, pois a incidência da luz solar reflete nas gotículas de água e forma um arco-íris na base do Salto.

Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (MT)

Cachoeira do Jatobá, a maior do Mato Grosso, sob ameaça com o possível fim do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Foto: Renato Moreira/WikiParques
Cachoeira do Jatobá, a maior do Mato Grosso, no Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Foto: Renato Moreira/WikiParques

Próximo da fronteira com a Bolívia, o Parque Estadual é o lar da maior cachoeira do Mato Grosso e a quarta maior do país. Com 248 metros de queda d’água, a Cachoeira do Jatobá encanta os visitantes que encaram a trilha de 4 km por dentro da unidade mato-grossense. O nome é uma referência à abundância de jatobás, árvore que ocorre em quase todos os biomas brasileiros. O parque, aliás, é uma zona de encontro de três deles: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Sentiu falta de alguma cachoeira protegida por uma unidade de conservação brasileira? Deixe nos comentários as suas sugestões!

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo