A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (SC) foi observada de perto nos últimos três anos e o projeto, que ganhou a alcunha de MAArE (Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno), será transformado em livro. O lançamento institucional está marcado para dia 23 de agosto e a obra, que irá trazer os principais resultados das análises realizadas, será ilustrada com fotografias, desenhos e infográficos.
Na mesma data, será lançado o Portal de Monitoramento Marinho, com o objetivo de receber, armazenar e disponibilizar à sociedade os dados biológicos e oceanográficos coletados durante o Projeto MAArE. O portal funcionará como uma ferramenta digital que poderá ser utilizado por outras iniciativas de monitoramento.
No evento, os convidados conhecerão também, em primeira mão, a exposição com os registros do fotógrafo João Paulo Krajewski e dos ilustradores Leandro Lopes de Souza e Alexandre Viana, que participaram do livro.
O Projeto MAArE
O Projeto MAArE surgiu a partir de uma condicionante indicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito do processo de licenciamento ambiental relacionado às atividades da Petrobras nos campos petrolíferos de Baúna e Piracaba, região Sul do Brasil. As ações do projeto têm contribuído para a gestão da Reserva Biológica do Arvoredo, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Atualização 24/08/2017
Link para download da versão digital do livro disponível aqui.
**Atualizado em 10.08.2017 com informações da MAArE