Quem faz uma trilha em meio à Mata Atlântica no Rio de Janeiro, às vezes esquece que está dentro de uma metrópole. Infelizmente, um dos principais problemas da capital fluminense tem transbordado para dentro das florestas: a violência. A situação está particularmente crítica no trecho Paineiras x Parque Lage, que faz parte da Trilha Transcarioca (RJ), e está localizada no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Desde o início do ano foram registrados mais de 40 dias de assalto, com mais de 150 vítimas, entre elas muitos turistas estrangeiros, já que é uma trilha extremamente turística que sobe aos pés do maior cartão-postal carioca: o Cristo Redentor.
Preocupados com o trecho, o Movimento Trilha Transcarioca planejou para este sábado, dia 22, uma manifestação para exigir mais segurança na trilha. A mobilização está prevista para começar às 09h00, em frente à Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Está prevista também para ser feita em breve a instalação de uma placa oficial, em três idiomas (português, inglês e espanhol), alertando sobre o risco de assaltos do percurso.
Enquanto a situação permanece crítica, a própria página da Transcarioca no Facebook e o site da trilha desaconselham os montanhistas e visitantes a fazerem este trecho.