A Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (DF) ganhou no último domingo (09/07) um novo atrativo. A trilha da Pedra dos Amigos possui 3.7 quilômetros de extensão em meio à vegetação típica do Cerrado e pode ser percorrida tanto por caminhantes quanto ciclistas. A inauguração reuniu mais de 120 pessoas, que tiveram a chance de conhecer em primeira mão o percurso sinalizado, que leva o visitante às alturas para ter uma visão panorâmica da cidade e da Lagoa do Paranoá.
A inauguração é parte de um projeto do grupo Ecotrilhas Serrinha que visa promover o ecoturismo e a educação ambiental na Serrinha do Paranoá. A expectativa é estruturar outras cinco trilhas na região que estimulem e permitam um maior contato das pessoas com a natureza.
O coordenador-geral de Uso Público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Pedro Menezes, acompanhou de perto todo o trabalho de manejo e sinalização. Na inauguração, Pedro comemorou a mobilização local que fez a trilha sair do papel: “tudo isso é resultado de uma organização de baixo para cima, na qual população, por meio do Instituto Oca do Sol (ONG de Brasília), se mobilizou e envolveu os órgãos públicos, como a Administração do Lago Norte, a Secretaria de Cidades do Distrito Federal e o próprio ICMBio na realização do projeto”.
Além da sinalização, foi feito também um trabalho de interpretação ambiental que informa os visitantes sobre as espécies da fauna e da flora do Cerrado que podem ser vistas durante a caminhada.