Criado em 1973, o Parque Estadual do Ibitipoca (MG) completa hoje 44 anos de existência. O parque fica localizado ao sul de Minas Gerais, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, próximos da fronteira com o Rio de Janeiro. Com quase 1.500 hectares de Mata Atlântica remanescente, a unidade de conservação é uma das mais visitadas do estado. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas vão conhecer o parque, que é famoso por suas cachoeiras, grutas e poços naturais. Não sem razão, em 2013 a unidade foi eleita pelo Traveller’s Choice como o 3º melhor parque da América Latina. Entre os atrativos mais conhecidos está a Janela do Céu, uma cachoeira localizada nas alturas, como o nome já indica.
Em homenagem ao aniversário, o WikiParques fez uma seleção de 6 atividades para quem quer conhecer o parque.
Circuito da Janela do Céu
O Circuito Janela do Céu é uma das opções de trekking no parque. São 16 quilômetros de extensão, ida e volta, que passam por um dos atrativos mais famosos de Ibitipoca, a Janela do Céu, cartão-postal da unidade. A cachoeira ganhou esse nome pela sua localização privilegiada: à cerca de 1.480 metros de altitude, de lá é possível ter uma visão panorâmica de toda região. Além dela, o circuito abriga outros pontos de interesse como o Pico da Lombada, o mais alto do parque, com aproximadamente 1.800 metros; e grutas como a dos Três Arcos e a Gruta dos Moreiras. Outro destaque é a gruta das Bromélias, considerada a segunda maior caverna de formação quartzítica do mundo. O nível do trekking é considerado difícil.
Circuito das Águas
O Circuito das Águas é o mais visitado do parque. O roteiro caiu no gosto do público porque é o de mais fácil acesso: são apenas 5 quilômetros, e há inúmeras opções de banho. Como o nome já diz, não faltam pontos de água no percurso que passa por cachoeiras e piscinas naturais. Entre os atrativos estão o Lago dos Espelhos, o Lago da Miragem, a prainha, e o rio do Salto. Além disso, a Cachoeira dos Macacos impressiona com sua queda de 32 metros e a Ponte de Pedra surpreende com um túnel de 25 metros escavado pela força das águas.
Circuito do Pico do Peão
No Circuito do Pico do Peão, os visitantes irão encarar um percurso de 9 quilômetros que os levará às alturas, literalmente, já que o pico que dá nome ao roteiro possui 1.700 metros de altitude. Além do segundo ponto mais alto do parque, o circuito passa pela Gruta do Peão e pela Gruta dos Viajantes – uma das mais belas da unidade de conservação mineira. O roteiro também inclui um atrativo histórico, as ruínas da Capela de Bom Jesus da Serra. Da igreja, que foi inaugurada em 1932, hoje resta apenas o altar e a história. Como esperado, existem muitas subidas ao longo do percurso, o que faz com que ele possua um nível moderado de dificuldade.
Acampar
O Parque Estadual do Ibitipoca é uma das poucas unidades de conservação que possuem uma área de camping. O acampamento comporta 24 barracas e permitem aos visitantes uma imersão completa para quem quer estar em contato com a natureza preservada do parque. Não é possível reservar uma vaga no camping e a estadia por lá depende da disponibilidade no dia. O preço da diária, por pessoa, é 40 reais em qualquer dia da semana.
Observação de aves
O parque possui um bom potencial para observação de aves. Dentro da unidade já foram registradas aproximadamente 300 espécies de aves. Entre elas, estão espécies ameaçadas de extinção como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e outras como a Maria-preta-de-garganta-vermelha (Knipolegus nigerrimus), endêmica do Brasil. Além de espécies extremamente fotogênicas como a maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes), o bacurau-tesoura-gigante (Hydropsalis forcipata) e o pica-pau-rei (Campephilus robustus).
Voluntariado
O trabalho voluntário é uma oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da unidade de conservação, auxiliar em assuntos referentes à visitação e à própria gestão. Para quem tem um interesse especial no assunto e quer ganhar experiência com áreas protegidas, basta ficar atento à página do Facebook do parque, onde é anunciado a abertura de vagas. Normalmente o parque busca voluntários para atuar durante os períodos de alta temporada e feriados prolongados, quando o fluxo de visitantes aumenta consideravelmente e a força-tarefa voluntária é essencial.
Serviço:
Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
Horário de funcionamento: 07h às 18h, de terça à domingo. Segundas apenas de forma excepcional devido à feriados.
Ingresso: R$ 10 (dias úteis); R$ 20 (sábado, domingo e feriados)
Veja também a entrevista que o WikiParques fez com o gestor do parque.