Com o tema Desemparedar a Infância, o II Seminário Criança e Natureza pretende levar ao Parque Nacional da Tijuca (RJ) a discussão sobre os benefícios de dar às crianças uma chance de brincar fora dos muros das escolas e das suas casas. O contato com a natureza, em jardins, praças, parques ou qualquer outro lugar aberto, estimula os pequenos a explorar e descobrir um outro mundo.
A iniciativa faz parte do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. Especialistas se reunirão para dialogar sobre experiências que apontam caminhos sobre como as escolas, as cidades e os espaços públicos podem favorecer o encontro das crianças com a natureza por meio da reorganização dos tempos, da transposição dos muros e da lapidação do olhar adulto, processo nomeado de ‘desemparedamento’.
A coordenadora do Criança e Natureza, Laís Fleury, reforça que “é essencial permitir às crianças que se relacionem com os elementos do mundo natural para que desenvolvam plenamente seu potencial. A natureza é o lugar primordial da infância, então, acredito que esse encontro mostrará que as mudanças necessárias estão mais próximas do que imaginamos”.
Entre as presenças confirmadas para o evento estão o coordenador-geral de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Russo, a educadora e coordenadora do programa Território do Brincar, Renata Meirelles, e o pediatra José Martins. Além das apresentações, também estão programadas oficinas com uso de elementos naturais para inspirar educadores a trazer essa didática pros seus alunos. As inscrições para o evento são abertas ao público, basta preencher o formulário disponível online no link.
Veja a programação completa do evento.
Serviço:
II Seminário Criança e Natureza
Quando? 20/06, terça-feira, às 09h30. O evento disponibilizará a subida em vans, a partir do Largo do Machado, às 08h00.
Onde? Centro de Visitantes Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos? Evento gratuito.