Ontem pela manhã (06/06), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella assinou um decreto que reconhece a Trilha Transcarioca (RJ) como corredor ecológico. A travessia cruza a cidade, de Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, e conecta seis unidades de conservação (UCs) através de um caminho de 180 quilômetros de extensão.
O reconhecimento oficial como corredor, comprova a importância da iniciativa para a conservação, uma vez que essa conexão entre as unidades é essencial para a circulação da fauna e a variabilidade genética dasdentro das espécies. Além disso, o ato da prefeitura alça a Transcarioca ao posto de maior trilha urbana da América Latina.
Além do prefeito, também participaram da cerimônia o coordenador-geral do Movimento da Trilha Transcarioca, Horácio Raggucci, os secretários municipais de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, e de Cultura, Nilcemar Nogueira, o subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Justino Carvalho, a subsecretária Municipal de Planejamento e Gestão Governamental, Aspásia Camargo, além do presidente da Riotur, Marcelo Alves.
O vereador Célio Luparelli, do Partido dos Democratas (DEM), um dos políticos que comprou a ideia da trilha e ajudou a levá-la ao âmbito governamental, também esteve presente e comemorou em nota através do seu Facebook: “A conquista de hoje, o reconhecimento institucional de sua existência e a proteção governamental que a Trilha terá, é conquista pura da democracia, do trabalho conjunto deste mandato e da sociedade civil organizada”.
A trilha foi oficialmente inaugurada em fevereiro deste ano, mas é um trabalho de implementação que começou há mais de uma década. Uma iniciativa de muitos anos e muitas mãos, uma vez que a principal força-tarefa da Transcarioca é o voluntariado. O coordenador de sinalização e um dos primeiros voluntários do movimento, Ivan Amaral estima que “hoje cerca de 80% das ações de sinalização e manejo são realizadas pelo nosso voluntariado”.