Piauí ganhará mais dez unidades de conservação


Cânion do Rio Poty. Foto: Paulo Barreto/Governo Piauí
Cânion do Rio Poty. Foto: Paulo Barreto/Governo Piauí

Ontem, dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o governo do estado do Piauí anunciou que dez novas unidades de conservação serão implementadas nos próximos dois anos. As novas unidades abrangerão nascentes de rios, serras e o cânion do Rio Poti na forma de 8 áreas de proteção ambiental (APA) e 2 parques estaduais.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), o processo de delimitação das unidades já está em tramitação. As oito APAs já estão com estudos socioambientais concluídos e seguem para a fase das consultas públicas. O governo estadual também prevê a recategorização da Área de Proteção Ambiental do Rangel, que terá sua área ampliada e se transformará no Parque Estadual do Rangel (PI), conforme apresentado consulta pública realizada no final de maio.

Outra unidade a ser criada é o Parque Estadual do Cânion do Poty (PI), ainda em fase de estudos. O parque terá uma área de cerca de 6,8 mil hectares que preservarão, além de relevantes riquezas naturais, diversos parques arqueológicos.

Hoje, o Piauí possui 17 unidades de conservação federais e oito estaduais. Com as novas unidades, passará para 35 unidades entre federais e estaduais.

Os estudos estão em fase de conclusão e entre os dias 20 e 29 de junho, os resultados serão apresentados à sociedade através audiências pública, para que sejam feitos os limites de cada unidade. 

Além disso, para manter essas unidades de conservação, o governo estadual elaborada uma lei que complementará o Sistema Estadual de Unidades de Conservação, criando um Fundo Estadual do Meio Ambiente. A ideia é buscar recursos para as unidades sem depender exclusivamente dos repasses públicos. O mecanismo de financiamento se daria pela cobrança de uma taxa de preservação ambiental para as atividades econômicas que de alguma forma se beneficiem dessas unidades de conservação. A lei está em fase de apreciação pela Procuradoria Geral do Estado e deverá ser encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa.

Veja as unidades que devem ser criadas:

Parque Estadual do Rangel
Parque Estadual Cânion do Rio Poti
Parque Estadual Serra do Santo Antônio
Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Gurguéia/Uruçuí Vermelho
Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Canindé
Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Longá
Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Uruçuí Preto
Parque Estadual Serra dos Matões/Orquídeas
Área de Proteção Ambiental Lagoa do Nazaré
Lagoa do Portinho

Cânion do Rio Poty. Foto: Paulo Barreto/Governo Piauí
Cânion do Rio Poty. Foto: Paulo Barreto/Governo Piauí

 

*Com informações da Semar/PI e CidadeVerde

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo