Este domingo, dia 04/06, a 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus ocupará as 12 trilhas do Parque Municipal do Mindu (AM), em Manaus. Os quase quatro quilômetros de percurso já estão preparados para receber os atletas inscritos na prova. O trajeto apresenta diferentes graus de dificuldade, que tornarão a competição ainda mais atrativa para os adeptos das corridas cross, com as descidas e subidas que serão encontradas.
Organizada pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a corrida dá início a um circuito de provas que serão realizadas em parques e unidades de conservação de Manaus. Soma-se a apreciação à conservação e preservação da natureza à importância da prática de exercícios. A Corrida e Caminhada Ecológica Manaus vai marcar também a reabertura da Trilha da Bananeira, fechada há mais de cinco anos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a corrida vai revelar partes do parque municipal que até então eram desconhecidas do público e agora se tornam um atrativo a mais para os que visitarão o parque pela primeira vez. “O percurso vai permitir desbravar o Parque do Mindu de uma forma diferenciada principalmente para os amantes do cross e criar um novo atrativo para os frequentadores, uma vez que as trilhas poderão ser utilizadas para contemplação”, afirma.
A largada será no estacionamento principal do Parque Municipal do Mindu. O percurso seguirá pela Trilha Cinturão Verde, Trilha da Vida, Trilha da Cachoeira, Trilha da Nascente Recuperada, Trilha do Cipó do Nó, Trilha do Buriti, Trilha do Sauim, Trilha do Baixio, Passarela do Mirante, Trilha da Bananeira, Praça da Samaúma, Trilha da Vida, retornando pela Trilha do Sauim e Trilha Margarete Mee.
“Vale ressaltar que vamos ter a corrida e caminhada ecológica, já que após a largada da corrida, as famílias e os amigos dos atletas poderão fazer o percurso para contemplação”, afirmou o gestor do parque, José Feitoza. O percurso será todo sinalizado e contará com o acompanhamento do grupo escoteiro Ágape Mindu e a equipe da Semjel. Haverá ilhas de hidratação para os corredores e durante a prova eles terão pontos de confirmação do trajeto, onde receberão fitas que confirmarão o cumprimento do percurso.
*Com informações da Prefeitura de Manaus/Semmas