Na quarta e quinta-feira, dias 17 e 18/05, os pesquisadores Luan Cezar Grofoski e Carlos Henrique Gonçalves Luz do Parque Natural Municipal da Araucárias (PR) apresentaram no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, realizado em Curitiba, o minicurso Trilhas Noturnas: uma proposta inerente à educação ambiental em unidades de conservação.
No curso, os pesquisadores dividiram a experiência com 20 inscritos, entre eles estavam acadêmicos de Oceanografia, Ciências Biológicas e profissionais de universidades, institutos, unidades de conservação e zoológicos de diversos Estados do país, que puderam conhecer quais são os desafios encontrados para planejar uma trilha noturna.
As trilhas noturnas tiveram seu início em pequenos eventos realizados no Parque Municipal das Araucárias. A principio, tratava-se de um projeto de estágio de Luan Grofoski para conclusão do curso de Técnico em Meio Ambiente. Hoje, o técnico ambiental e acadêmico de Ciências Biológicas, juntamente seu parceiro, Carlos Luz, biólogo e pós-graduando em Análise Ambiental, já alça novos rumos por meio do projeto Na Mata. “Nosso projeto, o Na Mata, já possuí uma parceria firmada com a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI). Dentro deste projeto temos os subprojetos, onde as trilhas noturnas estão inseridas. Daremos todo suporte à FAMAI, inclusive já temos data marcada para realização da primeira edição da trilha noturna no município de Itajaí”, conta Carlos.
Carlos e Luan também apresentaram no evento um resumo expandido intitulado como “A idealização da Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias, em Guarapuava”, que relata a experiência sobre a primeira trilha noturna realizada na unidade de conservação. Faça o download aqui.
*Com colaboração de Luan Grofoski