Programe-se: Domingo é dia de mutirão de limpeza na RDS Concha D’Ostra


Mutirão de limpeza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D'Ostra (ES). Foto: Georges Mitrogiannis/Iema
Mutirão de limpeza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra (ES). Foto: Georges Mitrogiannis/Iema

Neste domingo, 04/06, às 08h00, o manguezal do município de Guarapari/ES receberá um mutirão de limpeza organizado pela equipe da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra (ES), em parceria da ONG Gaya Religari. O objetivo da ação é coletar resíduos que impactam diretamente o manguezal protegido pela unidade de conservação, bem como fomentar a educação ambiental referente à importância de preservar a região.

Criada como uma Estação Ecológica em 2003, a unidade de conservação passou por um processo de adequação de categoria, sendo instituída como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’ Ostra por meio da Lei Estadual Nº 8464, de 14 de março de 2007. Os seus 953,5 hectares têm por objetivo proteger os manguezais do estuário da baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes, e ao mesmo tempo garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente.

Qualquer pessoa pode participar e ajudar na conservação do manguezal. Um ônibus sairá da pracinha de Guarapari em direção ao bairro Olaria. O transporte dos participantes até o local de limpeza será feito através de escuna e ônibus. Para dar mais suporte à ação, a escuna e dois ônibus estarão disponíveis.

Todos os anos a ação é realizada com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos sólidos. A limpeza será feita em solo e também por meio de escunas. A primeira ação aconteceu em junho de 2010, ocasião em que voluntários recolheram 1,5 toneladas de lixo, composto principalmente de pneus de automóveis, garrafas PET, plásticos e pedaços de madeiras. Em 2016, foram retirados 1,2 toneladas durante o mutirão.

 

*Com informações da Iema

 

 

 

Post navigation

Anterior

Cinco unidades de conservação federais ganham seus planos de manejo

Entre as unidades, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (SP) é o novo recorde em tempo para elaboração do documento: levou menos de um ano.

Mais


Próximo