Oportunidade: Seja um voluntário do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba


Refúgio da Vida Silvestre nas margens do Rio Paraíba do Sul. Foto: Divulgação
Refúgio da Vida Silvestre nas margens do Rio Paraíba do Sul. Foto: Divulgação


O
Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (RJ) é a unidade de conservação caçula do estado do Rio de Janeiro. Com apenas um ano de vida, o refúgio dá passos de gente grande para sua consolidação no território. Um deles é a criação de um programa de voluntariado. O processo, que segue os passos do Programa Voluntário Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), está com as inscrições abertas até dia 11/06 para seleção de um time de 6 voluntários que ajudarão no dia a dia da unidade.

Do total, quatro vagas serão destinadas ao atendimento ao público, manutenção de trilhas e ações de educação ambiental; as outras duas serão para apoio à serviços administrativos. O período previsto para o voluntariado é de 6 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Segundo a nota oficial do INEA, o objetivo dessa iniciativa é “aproximar a sociedade da gestão e manejo dos recursos naturais nas áreas protegidas que são administradas pelo Estado, promovendo a sensibilização e o intercâmbio de experiências com os profissionais do INEA”.

As inscrições podem ser feitas por email ([email protected]) com o assunto “Inscrição para Voluntariado Ambiental” e com os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida, carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF), comprovantes de residência e habilitação profissional (diploma, certificado e etc.) e curriculum vitae. Também é possível fazer a inscrição pessoalmente na sede do Refúgio, no município de Valença, com pré-agendamento pelo telefone (21) 96958-4333.

Para mais informações sobre o programa e o cronograma do processo seletivo, consulte o Edital de voluntariado disponibilizado pelo INEA.

Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba

Criado em maio de 2016, o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba corresponde a uma área de 11.113 hectares de Mata Atlântica. A unidade está localizada na região do Médio Paraíba do Sul, uma importante área para manutenção dos recursos hídricos do estado. Um dos objetivos da sua criação é aliar a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento sustentável da região através do turismo e de ações de educação ambiental.

Refúgio da Vida Silvestre nas margens do Rio Paraíba do Sul. Foto: Divulgação
Refúgio da Vida Silvestre nas margens do Rio Paraíba do Sul. Foto: Divulgação

 

*Com informações do INEA

 

 

 

Post navigation