Declarada aberta a temporada de montanhismo no PARNASO


Artigo por Leandro Goulart, gestor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Foto: Leandro Goulart
Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Fotos: Leandro Goulart

No último dia 20 foi comemorada a Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM) no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), que é considerado o berço do montanhismo brasileiro. A administração da unidade de conservação (UC) reuniu diversos parceiros no seu centro de visitantes, em Teresópolis, e celebrou o início da época ideal para a prática de atividades na montanha.

Entre os meses de maio e setembro a baixa precipitação e a não-incidência de raios torna a realização de escalada e montanhismo mais segura.  O público que visita o parque nesta época é mais especializado, está em busca de trilhas de diferentes graus de dificuldade, diferente do verão, quando os visitantes estão atrás de atividades relacionadas à água. Nós estimamos que, esse ano, apenas na parte alta da UC, cerca de 40 mil pessoas virão para fazer a travessia Petrópolis – Teresópolis, uma das mais bonitas do país.

O percurso Caminhos da Serra do Mar, lançado em 2012 como uma das primeiras trilhas de longo curso do Brasil, também é muito visitado nesta época do ano por diferentes públicos, o que favorece a implementação do Parque Nacional e o fomento ao turismo regional.  Ao realizar uma trilha de longo curso, o visitante pode interagir mais tempo com a unidade, seus diferentes ambientes, aquáticos e terrestres, além de ajudar a administração na proteção da UC. O passarinheiro e o caçador não frequentam a mesma trilha utilizada pelos montanhistas.

As atividades da ATM começaram às sete horas da manhã, quando um grupo de visitantes realizou uma  caminhada para o ponto culminante do parque, a Pedra do Sino, com seus 2.275 metros de altitude. Neste mesmo horário, os diversos clubes de montanhistas davam início a uma verdadeira invasão que coloriu os cumes da Serra dos Órgãos, com destaque para as montanhas do complexo Dedo de Deus, que ficaram repletas de escaladores.

Às nove horas foi dada largada para o Desafio 360 Trail Run, uma corrida de aventura de cunho comemorativo com o percurso total de 8 km na parte baixa da UC.  No percurso, trilhas tradicionais como a “Cartão Postal”, a recém-inaugurada “360” e a “Mozart Catão”.  Participaram ao todo cerca de 90 corredores e caminhantes.

Clique nas imagens para ampliá-las

Foto: Leandro Goulart Foto: Leandro Goulart Foto: Leandro Goulart
DCIM100MEDIADJI_0045.JPG Foto: Leandro Goulart

 

Ao longo do dia, parceiros do evento realizaram a exposição de seus produtos, e os visitantes puderam acompanhar as novidades de marcas que produzem roupas e equipamentos específicos para montanhistas. Outros divulgaram seus trabalhos em prol da conservação e realizaram atividades para o público infantil e adulto, como oficinas de escalada e slackline, contação de histórias, trilhas guiadas, dentre outras. O muro de escalada fez a alegria do público infantil, e foi uma das opções de lazer preferidas da criançada.

O Papo de Montanha, com a participação de Pedro da Cunha e Menezes, Coordenador Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio e o montanhista Delson Queiroz, diretor técnico da FEMERJ [Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro], debateu a adequação da trilhas através de sinalização e facilitadores, de acordo com os diferentes perfis de visitantes e as diferentes experiências que podem ser proporcionadas. Nesse intercâmbio de informações, compreendemos que a implantação de facilitadores deve ter como objetivo a segurança do usuário e a proteção da biodiversidade. Já a sinalização deve ser mais intensa sempre que a trilha for amplamente utilizada por públicos menos especializados, evitando desta forma que os usuários se percam nas suas experiências nas unidades de conservação.

Duas apresentações musicais marcaram o final da festa e o início oficial da temporada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Uma delas, feita por Chico Livino, chefe do Parque Nacional da Bocaina (RJ), destacou a beleza dos biomas brasileiros e as unidades de conservação. A integração entre os participantes marcou o final das comemorações. Ao todo foram arrecadados mais de 600 quilos de alimentos, que serão doados a instituições de caridade de Teresópolis.

Clique nas imagens para ampliá-las

Foto: Leandro Goulart Foto: Leandro Goulart
Foto: Leandro Goulart 20052017-abertura-parnaso-9

 

Durante todo o evento, que marcou também o início das comemorações dos 10 anos do ICMBio, o mascote Chico, um quati de pelúcia, participou de atividades voltadas para o público da montanha, com destaque para a realização de trilhas, highline e muro de escalada. O mascote também prestigiou o Papo de Montanha e participou dos shows que encerraram a festa. Agora, o mascote Chico irá percorrer diversas unidades de conservação federais, divulgando os cartões-postais brasileiros e a missão do ICMBio, criado há dez anos com o objetivo de proteger nossa sociobiodiversidade.

Essa festa foi possível graças ao envolvimento de toda a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e dos nossos parceiros motivados. Esperamos todos na montanha!

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo