No dia 23 de maio, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Prefeitura de Paranaguá promoverão uma consulta pública para ampliação e mudança da categoria de uso da Florestal Estadual do Palmito (PR). A unidade de conservação terá uma área maior e também uma maior proteção ambiental. A consulta pública é a oportunidade para a população esclarecer dúvidas e se posicionar em relação ao tema.
O objetivo é acrescentar aproximadamente 1.200 hectares aos 530 já protegidos e tornar o local mais restritivo quanto às atividades que podem ser realizadas. Com isso, a Unidade de Conservação deixa de ser da categoria de Uso Sustentável passando a ser de Proteção Integral. No “Uso Sustentável” há a conciliação da conservação do ambiente com o uso sustentável dos seus recursos naturais. Já na “Proteção Integral”, o uso dos recurso é indireto, através de atividades como a pesquisa científica e o turismo ecológico, por exemplo.
Para embasar as informações e apresentações que serão feitas, o IAP publicou em seu site os estudos técnicos referentes a fauna e flora local, os limites da ampliação, as justificativas técnicas, e outras razões. Os estudos podem ser acessados AQUI.
Serviço:
Consulta Pública sobre a Floresta Estadual do Palmito
Quando? 23/05, das 19h00 às 22h00
Onde? Teatro Raquel Costa – Rua 15 de Novembro, 87, Centro Histórico, Paranaguá