A criação do Refúgio da Vida Silvestre Estadual na Serra da Estrela foi o tema da consulta pública promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (19/04). A reunião realizada no município de Duque de Caxias teve por objetivo apresentar e debater com a população a importância da criação desta unidade de conservação, que terá aproximadamente cinco mil hectares e abrangerá também partes dos municípios de Petrópolis e Magé.
A consulta pública contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, entre eles, moradores e estudantes que aprovaram a iniciativa e consideraram a proposta fundamental para a proteção da biodiversidade local. “A criação deste Refúgio irá consolidar o corredor central de Mata Atlântica que unirá duas importantes unidades de conservação: a Reserva Biológica Federal do Tinguá (RJ) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)”, destacou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente, Paulo Schiavo.
A proposta de criação do Refúgio da Vida Silvestre Estadual na Serra da Estrela (Projeto de Lei nº 3158/2014) tem o objetivo de proteger espécies da flora endêmicas de Mata Atlântica e animais migratórios, raros e ameaçados de extinção como o sapinho pingo-de-ouro (Brachycephalus margaritatus); as aves pixoxó (Sporophila frontalis) e macuco (Tinamus solitarius); o sagui-da-serra-escura (Callithrix aurita) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia).
A primeira consulta pública foi realizada no município de Petrópolis, no dia 31 de março. A próxima reunião será realizada no município de Magé em data a ser definida em breve.
*Com informações da Ascom Inea/RJ