Oportunidade: Processo seletivo para contratação de brigadistas em UCs mineiras


Paisagem no Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG). Foto: Alan Henrique de Abreu
Paisagem no Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG). Foto: Alan Henrique de Abreu

 

Está aberto o processo seletivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) para contratação temporária de brigadistas e líderes de brigada em prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais. As inscrições são gratuitas e vão até dia 23/04, próximo domingo. Para se inscrever, basta acessar este link.

Os brigadistas selecionados terão um contrato de quatro meses, com possibilidade de prorrogação caso haja necessidade. São 288 vagas no total, 286 para brigadistas e duas para líderes regionais da brigada, que serão distribuídas entre 44 unidades de conservação e três Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio de Minas Gerais. A remuneração é de R$ 1.218,10 para brigadistas e de R$ 2.436,20 para os líderes regionais de brigada, acrescida de auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Para concorrer à vaga de brigadista basta ter ensino fundamental incompleto. Já para se candidatar ao posto de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Todos os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos e estar em dia com suas obrigações militares e eleitorais. O edital do processo foi publicado no dia 13/04 e pode ser consultado online para mais detalhes sobre a oportunidade.

Veja a seguir a lista completa das unidades de conservação que participam do processo seletivo e o respectivo número de vagas:

Áreas de Proteção Ambiental (APA)

Cochá e Gibão (10), Rio Pandeiros (06), Alto do Mucuri (10), Serra de São José (05), Sul (05), Cachoeira das Andorinhas (05), Águas Vertentes (10), Fernão Dias (05), Rio do Machado (05).

Parques Estaduais (PE)

Serra das Araras (06), Lagoa do Cajueiro (06), Verde Grande (06) Serra do Sabonetal (08), Mata Seca (06), Veredas do Peruaçu (06), Serra do Sobrado (05), Sumidouro (05), Serra do Cabral (10), Serra do Brigadeiro (07), Mata do Limoeiro (05), Serra do Ouro Branco (05), Serra Verde (05), Itacolomi (05), Biribiri (08), Serra do Intendente (05), Rio Preto (08), Serra Negra (05), Pico do Itambé (05), Serra do Papagaio (08), Serra da Boa Esperança (05), Grão Mogol (09), Serra Nova (10) Caminho dos Gerais (09), Lapa Grande (09), Sete Salões (05).

Reserva de Vida Silvestre (REVIS) 

do Rio Pandeiros (06)

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)

Veredas do Acari (06)

Floresta Estadual (FLOE)

do Uaimii (05)

Monumentos Naturais (MN)

Gruta Rei do Mato (05), Itatiaia (05) e Pico do Ibituruna (05)

 

*Com informação do IEF

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo