Oportunidade: Capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais


Parque Estadual da Pedra Azul. Foto: Cacá Lima/IEMA
Parque Estadual da Pedra Azul. Foto: Cacá Lima/IEMA

Até o dia 20/04, o Parque Estadual de Itaúnas (ES) e o Parque Estado da Pedra Azul (ES) estão com inscrições abertas para seleção de serviço voluntário do Projeto de Capacitação e Estruturação das Brigadas Florestais Voluntárias. Serão oferecidas 40 vagas ao todo, 20 para cada unidade de conservação. O objetivo do projeto é capacitar os voluntários que queiram ser parceiros na proteção e conservação dos recursos naturais dos parques estaduais, além de incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da gestão das áreas protegidas e da conservação da biodiversidade.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode concorrer às vagas. Há preferência por candidatos com alguma experiência em atividades de prevenção e combate a incêndios florestais. E como as atividades atividades de prevenção e combate a incêndios florestais requerem esforço físico, aptidão física também é um requisito. As brigadas são compostas por voluntários que querem ser parceiros na proteção dos recursos naturais. Elas atuam como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários das Unidades de Conservação e do Corpo de Bombeiros.

Os interessados deverão acessar a ficha de inscrição, disponível no site (link), preenchê-la e enviá-la para o e-mail [email protected] com o assunto: “Inscrição curso brigadista”. As fichas de inscrições também poderão ser preenchidas diretamente na sede das unidades de conservação contempladas por este edital, respeitados o prazo de inscrição e horário de funcionamento das unidades.

Os selecionados serão convocados até o dia 28 de abril de 2017, via e-mail ou outro meio de comunicação, para realização da capacitação nos dias e horários a serem definidos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA)-ES. Os brigadistas passarão por treinamento de combate a incêndio florestal ministrado por instrutor do Corpo de Bombeiros e servidores do IEMA.

 

*Com informação da Assessoria de Comunicação da Seama

 

 

 

Post navigation

Anterior

Um guia de travessias em parques nacionais

ICMBio indica 6 trilhas de longo percurso travessias em parques nacionais. Para quem curte aventura e ama a natureza, é só botar o pé na estrada!

Mais


Próximo