Espécies ameaçadas de extinção são fotografadas no Parque Estadual da Serra do Mar


Jacutinga (Aburria jacutinga). Foto: Roberto de Morais
Jacutinga (Aburria jacutinga). Foto: Roberto de Morais

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (SP) foi palco de dois importantes registros de fauna na última semana. Animais considerados “em perigo” na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção foram avistados: um primata muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e uma ave jacutinga (Aburria jacutinga).

Os registros foram feitos durante atividades rotineiras da unidade de conservação. O muriqui foi flagrado durante uma expedição de estudo sobre trilhas históricas. A jacutinga, em saída de campo para apoio à pesquisa no setor Rio Pardo. O avistamento das duas espécies é muito raro e, por isso, considerado importante para o Parque.

Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), a população de muriquis (ou mono-carvoeiros) sofreu uma queda de 80% nos últimos 60 anos em razão da caça e da destruição da floresta. Por estes mesmos motivos também foi afetada a jacutinga. A espécie desapareceu da maioria dos lugares onde antes ela era comum, como nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. Atualmente, Unidades de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar, são os últimos refúgios dessa espécie.

Para a gestora do Núcleo Padre Dória, Ana Lúcia Wuo, a presença da espécie significa uma grande vitória. “Este Núcleo foi criado em 2014 e já podemos perceber os resultados do programa de fiscalização e educação ambiental, que vem conscientizando a população do entorno, coibindo ações de caça e extração de palmito, com a parceria da Policia Ambiental. Avistar esses animais é um termômetro positivo da qualidade ambiental para nós.”

Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Foto: Roberto de Morais
Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Foto: Roberto de Morais

 

 

*Com informações da Fundação Florestal

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo