Área de Proteção Ambiental Baleia-Sahy ganha um espaço para sua sede


Área onde será construída sede da Área de Proteção Ambiental Baleia/Sahy. Fotos: Divulgação/ICC
Área onde será construída sede da Área de Proteção Ambiental Baleia-Sahy. Fotos: Divulgação/ICC

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizará nesta sexta-feira (31/03) a assinatura de um termo de cessão de área que será utilizada para a construção da sede da Área de Proteção Ambiental Baleia-Sahy (SP). O terreno de cerca de 500 metros quadrados será cedido à Prosan – ONG composta por ex-pescadores artesanais, caiçaras nativos e barqueiros da região – para ser utilizado como sede para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, o apoio à educação ambiental, a exposição de artesanatos, a realização de palestras, entre outras. Tudo isto visando o uso sustentável e a geração de emprego e renda.

Criada em 2013, a unidade de conservação é gerida pelo Instituto Conservação Costeira (ICC) num modelo que integra comunidade, poder público, associação de bairros, moradores e veranistas. A unidade busca preservar espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Levantamento realizado durante o estudo que embasou a criação da Área de Proteção Ambiental apontou a existência de 84 espécies de aves, das quais 14 são endêmicas da Mata Atlântica.

A futura construção ainda passará pela elaboração de um projeto técnico, licenciamento ambiental e o ICC será responsável por construir a sede buscando para isso parceiros e recursos da iniciativa privada. Há planos para que a unidade desenvolva ações sustentáveis como passeios de barcos pelo manguezal, locação de caiaques, passeios guiados e  birdwatching. Há também a possibilidade de se criar na área um centro de educação ambiental, para aulas práticas com crianças das escolas do bairro e de outros municípios.

 

*Com informações do Instituto Conservação Costeira

 

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo