A Saga Audiovisual e Cidadania e o Instituto Evoluir Desenvolvimento Humano produzirão uma série de seis documentários que abordará as características ambientais, econômicas, sociais e culturais de unidades de conservação de Pernambuco, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação. Com 20 minutos de duração cada, os videos serão produzidos com recursos da compensação ambiental e deverão estar prontos dentro de seis meses.
As produtoras foram selecionadas por meio do edital lançado em 2016 pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A Saga será responsável pelo vídeo sobre o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchôa (PE) e também fomentará a criação do Cineclube Mata Uchôa, que será gerido pela própria comunidade. Já a Evoluir foi selecionada para produção de cinco vídeos, abordando a Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz (PE), a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (PE), a Estação Ecológica de Caetés (PE), o Refúgio de Vida Silvestre Gurjaú (PE) e o Parque Estadual Mata da Pimenteira (PE).
Um vez prontos, os documentários serão exibidos em salas de exibição do Estado e nas próprias unidades, em ações voltadas para a Educação Ambiental, além de terem cópias distribuídas em escolas e bibliotecas. “Esta é mais uma iniciativa que coloca a temática da preservação ambiental na pauta e servirá, com certeza, para a realização de boas produções que reforcem a luta pela preservação das nossas matas e da nossa história”, destacou a presidente da CPRH, Simone Souza.