Os 5 maiores parques do país


O Brasil é um país de proporções gigantescas, consequentemente, nossos parques também o são. Para efeito de comparação, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, nosso vencedor entre os maiores parques, tem um território maior do que alguns países europeus, como a Suíça e a Bélgica. A missão de cuidar desse vasto patrimônio natural equivale à importância de preservá-lo.

O maior bioma brasileiro é a Amazônia, com aproximadamente 420 milhões de hectares (Dados do IBGE, 2004). Para fazer jus à vastidão amazônica, os cinco maiores parques do país* estão inseridos justamente dentro do bioma. Confira a lista dos nossos gigantes em conservação:

5º. Parque Nacional Mapinguari, Rondônia

O diminuto sapinho venenoso Adelphobates quinquevittatus habita o chão das florestas na região do alto rio Madeira. , estado de Rondônia. Foto: Diego Meneghelli
O diminuto sapinho venenoso Adelphobates quinquevittatus habita o chão das florestas na região do alto rio Madeira. Parque Nacional Mapinguari. Foto: Diego Meneghelli

Criado em 2008, o Parque Nacional Mapinguari e seus 1.776.914 hectares ocupam o nosso honroso quinto lugar. Situado entre os estados do Amazonas e de Rondônia, o parque cresceu 180 mil hectares em 2010. Maior do que a cidade de Manaus, sua ampliação só reforçou sua posição como mais um dos gigantes da Amazônia.

4º. Parque Nacional do Juruena, Mato Grosso

Salto Augusto, no Parque Nacional do Juruena. Foto: Renato Moreira
Salto Augusto, no Parque Nacional do Juruena. Foto: Renato Moreira

Localizado entre o estado de Amazonas e Mato Grosso, o Parque Nacional do Juruena é o quarto colocado na lista dos maiores parques brasileiros. Com 1.958.203 hectares, o parque criado em 2006 já nasceu no panteão dos gigantes. Seu território equivale a uma área superior a três Brasílias. A unidade faz parte do Corredor de Conservação do Sul da Amazônia e ainda não foi oficialmente aberta à visitação.

3º. Parque Nacional Pico da Neblina, Amazonas

Parque Nacional do Pico da Neblina. Foto: Michell Richard Blind
Parque Nacional do Pico da Neblina. Foto: Michell Richard Blind

O Parque Nacional Pico da Neblina é naturalmente um lugar de superlativos. Para começar, ele está localizado no maior estado brasileiro, o Amazonas. Além disso, ocupa a terceira posição em extensão territorial. Para completar, seus domínios protegem o emblemático Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, com 2.995 metros de altitude. A máxima “tamanho não é documento” definitivamente não se aplica ao parque, que possui 2.252.616 hectares de extensão, suficiente para comportar dezoito (!) cidades do tamanho do Rio de Janeiro.

2º. Parque Nacional do Jaú, Amazonas

A palha preta (Attalea racemosa) é uma palmeira amazônica comum no Parque Nacional do Jaú. Foto: Carlos Durigan
A palha preta (Attalea racemosa) é uma palmeira amazônica comum no Parque Nacional do Jaú. Foto: Carlos Durigan

O segundo lugar na lista dos maiores parques do Brasil pertence ao Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. A unidade tem 2.367.333 hectares de extensão. São quase três vezes a região metropolitana de São Paulo com cobertura florestal amazônica. Aberto para visitação, mediante cobrança de ingresso, o acesso é feito a partir de Manaus via fluvial ou aérea, ou por rota terrestre a partir do município de Novo Airão.

1º. Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, Amapá

Navegando no Amapari. Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Foto: Charly Sanches
Navegando no Amapari. Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Foto: Charly Sanches

Com quase 4 milhões de hectares, o maior parque do Brasil está localizado na divisa entre o Amapá e o Pará. A unidade de conservação é a maior área protegida do país e também uma das maiores do mundo de proteção à floresta tropical. Seu território de 3.865.188 hectares de Floresta Amazônica comportaria quatro vezes a região metropolitana de São Paulo. Com folga! Criada em 2002, a unidade é considerada remota e de difícil acesso, e ainda não foi aberta ao público geral.

*Dados das áreas dos parques de acordo com o ICMBio, órgão gestor dos parques nacionais

Post navigation

Anterior

Próximo