Na terça-feira (21/02), o Parque Estadual da Serra do Conduru (BA) completou 20 anos. O parque estadual foi criado pelo Decreto Estadual n.º 6.227/97, como medida compensatória à construção da Rodovia BA-001, trecho Ilhéus/Itacaré. Com uma área de mais de nove mil hectares no Sul da Bahia, sua paisagem exuberante, a rica biodiversidade da fauna e flora, riachos e cachoeiras de águas cristalinas impressionam pesquisadores e turistas que visitam a unidade de conservação.
O nome do Parque Estadual é uma homenagem ao conduru (Brosimum rubescens), árvore de madeira nobre e muito valorizada que é encontrada nas florestas Ombrófila do Sul da Bahia. Como a região apresenta um relevo ondulado e com algumas fortes elevações – que se assemelham a uma serra – a unidade de conservação foi batizada como Parque Estadual da Serra do Conduru.
Seu rico patrimônio natural está inserido no Corredor Central da Mata Atlântica, na Região Sul da Bahia, fornece ampla estrutura para o ecoturismo e a pesquisa do bioma. Todo o entorno da unidade de conservação é englobado por áreas de proteção ambiental (APA), como a Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande (BA) e Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e Rio Almada (BA). Há, também, um conjunto de reservas particulares, dentre as quais estão a Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra do Sabiá, Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio Capitão e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Araçari.
Para visitar o Parque Estadual é preciso agendamento pelo telefone (73) 3211-8248 ou através dos e-mails [email protected] ou [email protected]