No Distrito Federal, iniciativa de educação ambiental protege unidades de conservação


Reserva Biológica da Contagem. Foto: Keiko Pellizzaro
Reserva Biológica da Contagem. Foto: Keiko Pellizzaro

Entidades governamentais e representantes da sociedade civil estão reunidas hoje (14/02), em Brasília, para a elaboração do Plano Político Pedagógico (PPP) de Educação Ambiental. A intenção é unir esforços entre o poder público e a sociedade para o desenvolvimento de ações educativas conjuntas, que permitam a proteção socioambiental de áreas de conservação, identificando pontos comuns e maneiras de apoio mútuo para o desenvolvimento de estratégias voltadas à preservação. A ideia é sensibilizar as pessoas que vivem no entorno destas áreas.

A iniciativa desenvolvida pelo MMA e pelo ICMBIO contempla três unidades de conservação (UC): a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (DF), a Reserva Biológica da Contagem (DF) e o Parque Nacional de Brasília (DF).

As oficinas ocorrerão em duas fases e serão ministradas por consultores especializados. Na primeira, que ocorre nesta terça-feira, o objetivo é identificar os principais problemas socioambientais e as ações de educação ambiental em execução ou necessárias para cada território. Na segunda rodada de reuniões, marcada para o dia 07/03, será definido o cronograma e as ações que farão parte do plano, além de quais atores serão mobilizados.

“A UC é um espaço potencialmente educador, e a elaboração de um projeto político pedagógico é uma forma de construir junto com os sujeitos sociais do território estratégias que reforcem esse potencial, culminando na implementação de iniciativas transformadoras que contribuam com a conservação dessas unidades”, afirma a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo