O Dia da Mata Atlântica (27 de maio) acabou, mas deixou uma boa iniciativa: uma campanha para a criação de uma nova unidade de conservação, o Parque Nacional Serra Vermelha, no Piauí. Durante a Semana da Mata Atlântica 2015 realizada em Porto Seguro, Bahia, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e MMA defenderam a criação da área protegida que teria o objetivo de resguardar os atributos de biodiversidade, cênicos e arqueológicos da região.
A região de Serra Vermelha é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste, com fenômenos raros de biodiversidade. Ela abriga aves raras como a anhuma (Anhima cornuta), mamíferos como o veado catingueiro (Mazama guazoubira), a preguiça-de-chifres (Stenocercus squarrosus) e a onça-pintada (Panthera onca). Entretanto, o local é ameaçado por projetos de exploração para produção de carvão vegetal, a constante exploração por madeireiros e grileiros.
Já está no ar a petição online “Ajude a Criar o Parque Nacional de Serra Vermelha”, uma iniciativa para pressionar o governo estadual do Piauí, o MMA, a Casa Civil e Presidência da República a tornarem realidade a unidade de conservação. Você pode assinar a petição aqui.
Pela criação do Parque Nacional da Serra Vermelha!
Pela proteção da Mata Atlântica e criação do Parque Nacional da Serra Vermelha!!!