Livro revela as belezas das áreas protegidas bahianas


Os fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Os fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Na segunda-feira (17/01), durante cerimônia especial, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apresentaram ao público a obra “Unidades de Conservação da Bahia”, livro que reúne imagens das riquezas naturais de 14 unidades de conservação do Estado através do olhar dos fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz.

O livro conta com textos em português, inglês e espanhol que apresentam cada unidade de conservação, de forma a revelar os encantos e curiosidades nelas encontradas. Entre os locais fotografados estão a Área de Proteção Ambiental Serra Branca/Raso da Catarina (BA), cujas rochas e cânions esculpidos pela ação do tempo e da erosão formam imensos obeliscos; e o Parque Estadual das Sete Passagens (BA), situado em região montanhosa e possuidor de excepcionais belezas cênicas, além de um potencial hídrico de grande importância para as comunidades tradicionais do polígono da seca.

A obra de grande relevância para a área ambiental na Bahia e, importante não somente para os ambientalistas, historiadores e comunicadores, mas para todos os cidadãos. A elaboração do texto expressou um olhar regional, com trechos em cordel, onde apresenta cada lugar que foi fotografado, juntamente com as imagens de cada espécie de animais e plantas catalogadas. O livro mostra que a Bahia possui muitas riquezas naturais e uma vasta área para se praticar o turismo, aliado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

 

*Com informações da Sema-BA

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo