42 mil tartarugas nascem nas areias do Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal


Foto: Ideflor-bio
Foto: Ideflor-bio

Na semana que antecedeu o Natal, cerca de 42 mil tartarugas da amazônia nasceram no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal (PA), às margens do Rio Xingú. Desde setembro deste ano, os ovos vinham sendo monitorados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e parceiros da iniciativa privada e acadêmicos.

Tão logo foi constatado o início do processo de desova das tartarugas, a fiscalização e o monitoramento foram reforçados na unidade de conservação (UC) para garantir a preservação dos ninhos até o momento da eclosão dos ovos. Além de percorrer toda a área do Refúgio e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel (PA), unidade próxima, as equipes também estiveram em áreas de ocorrência de desova da espécie na região: as ilhas de Juncal, Peteruçu, Peteruçuí, Embaubal, Jenipaí, Carão, Ponta do Miricituba, bem como o entorno das UCs.

Durante a fiscalização, uma rede de 400 metros foi apreendida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O trabalho da polícia ambiental na área é de extrema importância para a preservação das tartarugas. “O trabalho de fiscalização do BPA é fundamental para que estas ocorrências diminuam. Temos cardumes de tartarugas adultas chegando no Tabuleiro do Embaubal. Por conta disso é necessário reforçar ainda mais a nossa fiscalização no área, junto ao Batalhão,” conta a Gerente da Região Administrativa do Xingu do Ideflor-bio, Maria Bentes.

27122016
Foto: Ideflor-bio

 

*Com informações da Comunicação Ideflor-bio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo