Os 10 parques mais fotografados do Brasil


O Brasil é um país repleto de belezas e paisagens naturais merecedoras de fotos, ‘uau’ e até quadro na parede, mas falar de todas seria uma missão impossível e inevitavelmente injusta. Assim o Wikiparques selecionou os dez parques mais fotografados do país, de acordo com os membros do Clube de Fotógrafos.

Confira o ranking a seguir:

10º. Parque Nacional das Emas (GO)

Bandos mistos de cervos e emas. Foto: José Laércio Junqueira Ribeiro
Bandos mistos de cervos e emas. Foto: José Laércio Junqueira Ribeiro

Uma das fotos clássicas no Parque Nacional das Emas é a do animal que dá nome ao parque. Mas, além das emas, outras espécies típicas do Cerrado também justificam a visita ao parque, como o veado-campeiro e o tamanduá-bandeira. O parque goiano ainda oferece paisagens de campos abertos que facilitam a observação de fauna e o melhor ângulo para aquela foto perfeita de um lobo-guará à espreita, camuflado em meio à vegetação.

9º. Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Foto: Lucas Rimis
Foto: Lucas Rimis

O Parque Nacional do Itatiaia tem uma localização privilegiada na Serra da Mantiqueira. Os planaltos e montanhas garantem fotografias únicas, como o Pico das Agulhas Negras, o quinto ponto mais alto do Brasil (2.790 metros de altura) . O parque também é famoso por suas trilhas que levam os visitantes por dentro da Mata Atlântica preservada, e suas cachoeiras de água gelada em meio à floresta. Câmera na mão, belezas não faltam para conseguir boas fotografias no primeiro parque nacional do Brasil.

8º. Parque Nacional Serra dos Órgãos (RJ)

Pico do Açú, na Serra dos Órgãos. Foto: Wander Rocha
Pico do Açú, na Serra dos Órgãos. Foto: Wander Rocha

A cadeia de montanhas que forma a Serra dos Órgãos é outro cartão-postal quase obrigatório para os amantes de fotografia de natureza. A silhueta das rochas e morros divide a atenção das câmeras com cenários iluminados pelo nascer (ou pôr) do sol que se vê do topo de algum dos picos. De cima dos 2.275 metros de altitude da Pedra do Sino, o ponto mais alto do Parque Nacional, o astro rei fica ainda mais belo e imponente, assim como o cenário que se colore com as cores do nascente e do poente.

7º. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Foto: Glaucia Cabral
Foto: Glaucia Cabral

Não é de hoje que as cataratas do Parque Nacional do Iguaçu conquistaram o coração e as lentes dos visitantes. O parque considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO é um dos mais visitados do Brasil. Os fotógrafos de plantão têm motivos de sobra para não largar suas máquinas. Desde o registro clássico da imponência das cataratas até a imagens da fauna local, famosa por seus tucanos extremamente fotogênicos. O Parque Nacional do Iguaçu sem dúvida é um paraíso para fotógrafos de natureza.

6º. Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Lobo-guará. Foto: Cristina Rappa
Lobo-guará. Foto: Cristina Rappa

Cruzar o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é passear com a câmera à postos, preparada para capturar em um clique rápido o encontro com algum dos animais que vivem na região. De lobos-guarás a tamanduás-bandeiras, de emas a veados-campeiros, as espécies características do Cerrado que podem ser encontradas pelo parque garantem fotos e experiências incríveis. Mesmo quem não contar com a sorte de esbarrar em algum desses fotogênicos moradores do parque, pode ter certeza de que boas fotos estão garantidas por outros atrativos, como a Casca D’anta, a primeira queda do Rio São Francisco, com impressionantes 186 metros de altura.

5º. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Toca do Salitre, zona de entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. Foto: André Pessoa
Toca do Salitre, zona de entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. Foto: André Pessoa

Localizado no interior do Piauí, o acesso ao Parque Nacional da Serra da Capivara não é fácil, mas a recompensa é garantida. As formações rochosas impressionam de longe com seus contornos esculpidos pelo tempo, e maravilham de perto com as pinturas rupestres que remontam à eras distantes da humanidade. Não deixe a aridez da Caatinga enganar: a fauna do bioma é diversa e nem um pouco tímida aos olhos e câmeras dos visitantes, e os animais também rendem fotografias incríveis por lá.

4º. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeira das Almecegas, Alto Paraiso. Foto: Leopoldo Silva
Cachoeira das Almecegas, Alto Paraiso. Foto: Leopoldo Silva

O Cerrado é um cenário fotogênico por natureza e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no coração do centro-oeste brasileiro, não é exceção. As cachoeiras que despontam por entre os paredões rochosos não passam despercebidas pelas lentes de quem visita o parque, ainda que enquadrá-las nem sempre seja tarefa fácil devido ao seu tamanho. O azul turquesa de alguns poços e piscinas naturais também é fotografia obrigatória para quem explora as belezas da Chapada dos Veadeiros. Para não mencionar a fauna e flora local, que exibem suas cores e formas aos olhares mais atentos e afortunados.

3º. Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Vista de um mirante próximo à Mesa do Imperador. Foto: Peterson de Almeida
Vista de um mirante próximo à Mesa do Imperador. Foto: Peterson de Almeida

Localizado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é boa parte da razão por trás do título de Cidade Maravilhosa. Abençoado com a natureza e a diversidade exuberante da Mata Atlântica, o parque carioca é fotogênico por inteiro. O contraste da vegetação verde com a imensidão do mar azul ao fundo garante contornos especiais para quem sobe até algum dos picos do parque para fotografar. Não bastasse isso, ele abriga o símbolo nacional do Corcovado e sua estátua de braços abertos. Trilhas, cachoeiras, rios, árvores, flores e animais são motivo suficiente para não tirar a câmera da mão.

2º.  Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Morro do Castelo durante o amanhecer. Foto: Guilherme Imbassahy
Morro do Castelo durante o amanhecer. Foto: Guilherme Imbassahy

Das chapadas brasileiras, talvez a Chapada Diamantina seja a mais famosa e visitada. Seu cartão-postal, a clássica foto que exibe seus vales, paredões rochosos e platôs (acima) é um clique obrigatório para quem visita o local. Aliás, o parque e a chapada  têm belezas naturais para todos os gostos e câmeras. Quedas d’água belíssimas acessíveis por trilha, rios que desafiam o cenário árido da Caatinga, minúsculas flores que dão cor ao bioma: tudo é digno de foto no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

1º. Parque Estadual da Serra do Mar (SP)

Foto: Parque Estadual Serra do Mar
Foto: Parque Estadual Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar se estende por 332 mil hectares do litoral paulista. O tamanho do território dá uma pista da quantidade de belezas que podem ser encontradas por lá. A lista de atrações é extensa: praias, cachoeiras, rios e mangues; para não mencionar a fauna nativa da região que atrai os olhares e as lentes. Por entre as trilhas do parque é comum avistar animais, principalmente se os olhos estiverem voltados para o céu, uma vez que por lá já foram registradas mais da metade do total de espécies de aves da Mata Atlântica.

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

Um primeiro passo na concessão de serviços de parques nacionais

Evento aberto ao público nesta sexta-feira (16) apresentará novo programa de incentivos ao ecoturismo nos Parques Nacionais de Brasília, da Chapada dos Veadeiros e do Pau Brasil.

Mais