Esqueça o branco tradicional de réveillon. Na celebração de fim de ano do Parque Nacional da Tijuca (RJ), a cor predominante foi o verde: do uniforme dos servidores e das blusas e coletes dos voluntários. Neste último sábado (10/12), as mãos que tanto trabalharam no parque de janeiro a dezembro se voltaram para abraços e agradecimentos por tudo aquilo que foi conquistado em 2016.
A confraternização realizada no Centro de Visitantes do parque reuniu cerca de 80 pessoas, entre funcionários e voluntários. A programação começou pela manhã, com uma palestra sobre o patrimônio histórico e cultural do Parque Nacional, seguida por uma atividade voluntária de higienização de três monumentos do parque. Na parte da tarde, o microfone foi da Trilha Transcarioca. A primeira trilha de longo curso do Rio de Janeiro, com aproximadamente 180 quilômetros de extensão, sendo mais de 40 dentro do próprio Parque Nacional da Tijuca, foi apresentada por Jeremias Freitas, um dos voluntários mais atuantes na sua implementação.
A retrospectiva do ano ficou como responsável pelo programa de voluntariado do parque, João Felipe Martins. Ele celebrou realizações de 2016: a criação do grupo voluntário de orientação ao visitante, que atua na educação ambiental sobre a conduta adequada em uma Unidade de Conservação, e a reabertura ao público da Cascata Gabriela, graças aos mutirões de força-tarefa voluntária. “Este ano foi muito produtivo para o nosso voluntariado. Nós conseguimos diversificar nossa frente de atuação e reabrir um atrativo pro público, sem falar nas mais de mil mudas nativas plantadas”, conta. Na lista de metas para 2017, o coordenador espera melhorar a divulgação das atividades de voluntariado, especialmente as que acontecem no meio da semana; aumentar o número de parceiros; e crescer. “Precisamos fortalecer o que nós já criamos, o parque ainda tem muito para crescer”.
O parque nacional possui um programa de voluntariado que inclui atividades regulares todas as semanas, às terças, quartas, quintas e sábados, em diferentes setores do parque. Quem quiser fazer parte da iniciativa pode se informar melhor ou se cadastrar como voluntário para futuros eventos neste link.