Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) homenageia e agradece seus voluntários – e todos aqueles que se dedicam em trabalhar em prol dos patrimônios naturais – pela dedicação, parceria na gestão da biodiversidade com dois vídeos comemorativos. Confira:
Programa de Voluntariado
O Programa Nacional do Voluntariado foi implementado em 2009 para incentivar o envolvimento da sociedade civil com a gestão das áreas de proteção da natureza. Em 2016, através da Instrução Normativa nº 03, o programa foi remodelado para aproximar ainda mais a sociedade da gestão dos parques, ao tornar possível que os voluntários, além de prestarem serviços nas unidades de conservação federais e centros especializados, pudessem atuar também nas coordenações regionais nos estados e na sede do ICMBio, em Brasília.
O voluntariado é uma oportunidade para as pessoas atuarem em conjunto com os gestores dessas unidades, em diversas ações de conservação da natureza, tais como: proteção, pesquisa, uso público, visitação e educação ambiental. Para participar basta a vontade de contribuir com a conservação dos patrimônios naturais e a promoção do desenvolvimento socioambiental. Pessoas de qualquer área de formação podem participar e o tipo de atividade a ser desenvolvida busca aliar os interesses do voluntário com as demandas da instituição.
Para o Coordenador Geral de Gestão Socioambiental do ICMBio, Paulo Russo, a missão de proteger e conservar encontra no voluntariado um aliado em potencial. “Precisamos olhar as pessoas como parte de uma estratégia de proteção. Você só ama aquilo que você conhece e a partir do momento que você sente esse amor, você protege o que ama,” concluiu.
Serviço:
Interessados em participar podem entrar em contato com as unidades já aderidas ao Programa Nacional de Voluntariado do ICMBio. Verifique quais são e os calendários de atividades na página do programa em http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario
*Com informações da Comunicação ICMBio