Saiba como foi a Oficina de Apicultura no Parque Estadual do Desengano


Foto: Parque Estadual do Desengano
Foto: Parque Estadual do Desengano

Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, o Parque Estadual do Desengano (PED), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizou o Ciclo de Oficinas de Capacitação para Apicultores, cujo objetivo foi auxiliar na capacitação técnica da comunidade para o manejo de abelhas silvestres com viés produtivo e sustentável. O evento reuniu 40 participantes de diferentes faixas etárias e diversos municípios da região.

O curso foi dividido em três etapas: na primeira, apresentou as facilidades e dificuldades de se criar abelhas exóticas e as nativas, os custos envolvidos e materiais necessários; em seguida, os participantes foram orientados quanto à preparação do verniz sanitário e das caixas iscas, além da elaboração dos calendários florísticos e de manejo; e, por fim, a produção de própolis e os métodos de coleta, os materiais necessários, o beneficiamento, a armazenagem e o valor de mercado. Foram reunidos 40 participantes de diferentes faixas etárias e diversos municípios da região.

Segundo o Gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário: “Eventos dessa natureza são importantes não somente pela transmissão do conhecimento e capacitação da comunidade, mas também por representar uma fonte alternativa de renda para os moradores locais”.

Foto: Parque Estadual do Desengano
Foto: Parque Estadual do Desengano

 

*Com informações do PED

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

10 parques para conhecer o Cerrado

Uma seleção de parques nacionais e estaduais para quem quer desbravar (e se maravilhar com) o segundo maior bioma da América do Sul

Mais