Seminário comemora os 36 anos do Parque Nacional do Jaú


Parque Nacional do Jaú. Foto: WWF-Brasil
Parque Nacional do Jaú. Foto: WWF-Brasil

Nesta semana, o Parque Nacional do Jaú (AM) realizará um seminário para comemorar os seus 36 anos de existência. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, gestores, pesquisadores, cientistas e representantes de populações tradicionais se reunirão para um balanço das atividades realizadas na unidade até hoje e como promover nela um futuro sustentável.

Este seminário marca também o início do processo de revisão do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú. Chefe do Parque, Mariana Macedo contou que a ideia do evento é permitir que a sociedade se manifeste sobre os rumos que quer dar à unidade: “O Jaú tem um histórico com essa questão da gestão participativa, de trazer as pessoas para o processo, para ajudar a pensar as atividades e o futuro do Parque. Quando surgiu a ideia do seminário, ficamos bem felizes porque entendemos que desta maneira damos continuidade a essa história”.

O Parque Nacional, criado em setembro de 1980, foi a primeira área protegida brasileira a incluir as populações tradicionais no planejamento e gestão de florestas extensas contínuas. Seus 2,3 milhões de hectares protegem a bacia inteira do rio Jaú. Quando criado, o parque nacional era a maior unidade de conservação brasileira – seu território era maior que todas as unidades de conservação do Brasil inteiro juntas.

Parque Nacional do Jaú. Foto: WWF-Brasil
Parque Nacional do Jaú. Foto: WWF-Brasil

 

Serviço

Seminário de revisão do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú
Quando: 25 de outubro, a partir das 8h
Onde: Auditório do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Manaus (AM) – Avenida do Turismo, 1350, Tarumã

 

*Com informações da WWF-Brasil

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo