Em novembro de 2014, os maciços florestais do Parque Estadual Alberto Löfgren (SP) (antigo Horto Florestal) e da Invernada do Barro Branco da Polícia Militar de São Paulo foram interligados por cinco passarelas aéreas antiatropelamento para animais silvestres. Com especial atenção aos bugios (Alouatta clamitans), as passarelas permitem a travesseia segura destes animais sobre vias de intenso trânsito no local. Além das passagens, também foram instaladas câmeras a fim de monitorar o progresso do projeto. E o resultado foi muito positivo!
No dia 26/09 deste ano, houve a retirada das câmeras que estavam fixadas sobre as passarelas. A observação das imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas demonstraram o sucesso do projeto, ao exibir bugios e saguis-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) utilizando a passagem como uma rota de deslocamento. O biólogo e sargento da PM Fábio Ferrão e a bióloga Priscila Comasseto da AES Eletropaulo, coordenadores do projeto, comemoraram os resultados encontrados no monitoramento.
A extensão verde do Parque Estadual Alberto Löfgren se une à área do Parque Estadual da Cantareira (SP), permitindo que animais de áreas muitos distantes possam, sem interrupção de acesso, buscar os atrativos existentes no interior do fragmento de mata da Invernada. A movimentada avenida Luiz Carlos Gentile de Laet impedia essa transição completa, mas o corredor de fauna agora a viabiliza.
*Com informações do Portal ZN na Linha