Na sexta-feira passada (07/10), o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) e a Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu (MG) celebraram, respectivamente, 17 e 27 anos de criação. A comemoração conjunta contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre servidores do ICMBio, membros do Conselho Consultivo das UCs e moradores da região.
No período da manhã, foi realizada a VI Reunião do Conselho Consultivo Cavernas do Peruaçu, entidade que compõe a gestão participativa das duas unidades. O turno vespertino, por sua vez, ficou reservado para as atividades comemorativas, que aconteceram no Centro de Visitantes Cavernas do Peruaçu.
Após a solenidade, foi feito o credenciamento de 24 novos condutores ambientais, que atuarão no Parque Nacional. O evento continuou com o lançamento do livro “Peruaçu em Novos Versos e Cores”, resultado de um projeto de educação ambiental que reuniu textos e ilustrações de alunos das escolas da região.
Durante todo o dia, os participantes também puderam conferir a exposição de artesanato e produtos do extrativismo organizada pela Cooperativa dos Pequenos Agroextrativistas do Vale do Peruaçu (Cooperuaçu).
A parte musical ficou por conta da banda regional Apoenah e do grupo Rei dos Bois, que mescla música, dança e teatro. Para encerrar, canto de parabéns e bolo com pinturas rupestres.
A Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional estão localizados no Vale do Peruaçu, norte de Minas Gerais. A APA foi criada dia 26 de setembro de 1989, pelo Decreto Federal n° 98.182 e abrange os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Miravânia e São João das Missões. O Parque foi criado dia 21 de setembro de 1999 pelo Decreto Federal s/ n°, abrangendo os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões.
*Com informações da Comunicação ICMBio