Vem Passarinhar chega ao Desengano


Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris). Foto: João Rafel Marins
Saíra-douradinha (Tangara cyanoventris). Foto: João Rafel Marins/PED

Organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Vem Passarinhar RJ é um programa que tem como objetivo estimular a atividade de observação de aves nas unidades de conservação estaduais. A cada mês do ano, o programa aporta em uma das UCs do Estado e, este mês, nos dias 22 e 23 de outubro, o anfitrião será o Parque Estadual do Desengano (RJ).

A unidade tem forte aptidão para o desenvolvimento da atividade de observação de aves. A lista de aves do Parque conta atualmente com 486 espécies de aves, das quais 116 são espécies endêmicas da Mata Atlântica. Do total, 65 estão ameaçadas de extinção.

As atividades de observação das aves serão iniciadas na sede do Parque Estadual do Desengano, no município de Santa Maria Madalena. “A programação deste ano está imperdível!”, anuncia Carlos Dário, o gestor do Parque Estadual. O passeio liderado pelo biólogo João Marins, sub-Chefe da unidade, e acompanhado por guarda-parques seguirá para a região montanhosa da Serra dos Marreiros, área riquíssima do ponto de vista ambiental e propícia a observação de pássaros.

Em novembro, nos dias 26 e 27, o programa chega ao Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ). Em dezembro, nos dias 10 e 11, é a vez do Parque Estadual do Cunhambebe (RJ).

Araçari-poca (Selenidera maculirostris) João Rafael Marins.jpg
Araçari-poca (Selenidera maculirostris). Foto: João Rafael Marins/PED
Tangará (Chiroxiphia caudata). Foto: João Rafael Marins
Tangará (Chiroxiphia caudata). Foto: João Rafael Marins/PED
Caburé (Glaucidium brasilianum). Foto: João Rafael Marins/PED
Caburé (Glaucidium brasilianum). Foto: João Rafael Marins/PED

 

 

*Artigo atualizado às 20h20

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo