A Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 434/2016, publicada na sexta-feira (30/09), criou o Mosaico do Jalapão: uma área de quase 3 milhões de hectares que inclui unidades de conservação na Bahia e no Tocantins. O mosaico é um instrumento de gestão integrada e participativa e tem a finalidade de ampliar as ações de proteção para além dos limites das unidades de conservação, de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional. Com o Jalapão, o Brasil passa a ter 15 mosaicos reconhecidos oficialmente.
A figura de mosaico, de acordo com o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro de Oliveira, abrange unidades próximas, justas ou sobrepostas, pertencentes a diferentes esferas de governo ou de gestão particular. No caso do Jalapão, 9 unidades de conservação formam o mosaico: Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PI), Estação Ecológica Serra do Geral do Tocantins (TO), Área de Proteção Ambiental Serra de Tabatinga (PI), Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão (TO), Parque Estadual do Jalapão (TO), Área de Proteção Ambiental do Jalapão (TO), Estação Ecológica do Rio Preto (BA), Área de Proteção Ambiental do Rio Preto (BA) e Monumento Natural dos Canyons e Corredeiras do Rio Sono (TO).
Inserida no bioma Cerrado, a região do Jalapão abriga as nascentes de afluentes de três importantes bacias hidrográficas brasileiras: Tocantins, Parnaíba e São Francisco, o que transforma o Jalapão numa região estratégica para o abastecimento de água no país. A presença de animais ameaçados de extinção, como o pato mergulhão (Mergus octosetaceus), desperta o interesse de cientistas de várias partes do mundo.
O extrativismo e o artesanato também representam importantes alternativas de renda e são elementos chave para o desenvolvimento sustentável das comunidades da região, que mantém um modo de vida tradicional, utilizando principalmente os frutos, o capim dourado e a palha do buriti para sua produção.
*Com informações da Comunicação do MMA